Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Após fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, vem uma sensação de alívio, de dever cumprido, certo?

Mas, logo na sequência já vem a preocupação sobre a faculdade que você vai entrar, a nota de corte e a ansiedade sobre que dia sai o resultado do Enem.

A boa notícia é que a tão esperada data está chegando e para te ajudar, vamos ensinar como conferir o resultado da prova do Enem.

Continue a leitura e descubra!

Como ver o resultado do Enem

O Ministério da Educação marcou a divulgação do resultado da prova do Enem para o dia 17 de janeiro de 2020.

A partir desta data você passa a ter acesso às suas notas, pode inscrever-se no Prouni e também matricular-se na Universidade de sua escolha.

Saiba seu resultado da prova do Enem com o passo a passo a seguir:

• 1. Acesse o site oficial do Enem.
  • 2. Aparecerá um chatbot com a personagem Nanda, assistente virtual do Enem
  • 3. Confirme que você não é um robô escolhendo o desenho solicitado
  • 4. Digite seu CPF
  • 5. Envie a informação
  • 6. Pronto! Você será direcionado para o resultado individual da prova
  • 7. Muito simples, não é mesmo?

Importante conferir a linha de corte do seu curso

A nota de corte é a pontuação mínima que o candidato precisa para concorrer à vaga em um curso universitário. Você confere qual é a pontuação requisitada na hora de fazer a inscrição para a vaga que deseja.

Após receber o resultado da prova do Enem, essa é a primeira coisa que você deve verificar, já que vale tanto para entrar em uma faculdade pública, privada ou para ganhar bolsas.

Por exemplo, quando você utiliza sua nota do Enem para entrar no Centro Universitário Católica de Vitória, a faculdade exige o mínimo de 450 pontos para aprovação. Além disso, você não pode ter zerado a redação.

Cada instituição tem uma nota de corte diferente e cada curso também. Alguns são mais concorridos e considerados mais difíceis. Há quem precise ter uma pontuação superior à 800 para entrar em uma graduação em medicina, por exemplo.

Quem concorre ao Prouni, além da nota de corte ainda depende de ter pontuação superior à dos concorrentes.

Entre na faculdade com seu resultado da prova do Enem

O resultado da prova do Enem é importante tanto para conquistar bolsas de estudo quanto para ingressar na Faculdade. Isso porque várias universidades utilizam a nota. Dessa forma, você não precisa fazer uma nova prova seletiva. É o caso do Centro Universitário Católica de Vitória.

No caso, a faculdade substitui a prova objetiva e a redação do vestibular pela sua nota do Enem. Assim você não precisa fazer um novo exame e ainda fica isento da taxa de inscrição.

Quem opta por ingressar no Centro Universitário Católica de Vitória com a nota do Enem tem descontos de acordo com o desempenho da prova, veja:

• 450 a 499 pontos: 10% de desconto
  • 500 a 549: 15% de desconto
  • 550 a 599: 20% de desconto
  • 600 a 649: 30% de desconto
  • 650 a 699: 40% de desconto
  • 700 a 749:50% de desconto
  • 750 a 799: 70% de desconto
  • acima de 800: 100% de desconto

Ou seja, independentemente da sua nota, sempre tem uma vantagem para você vir estudar com a gente!

Curtiu a ideia? Então não perca tempo, inscreva-se para o processo seletivo!