Na tarde desta terça-feira (21) em que acontece o segundo dia da IX Conferência IUS América, foram trabalhadas a terceira e quarta sessão em que foram abordadas as redes acadêmicas, biblioteca e educação a distância. Na quarta sessão, o plenário discutiu as propostas e orientações para o Programa Comum e as redes elétrica e cidades inteligentes.
Durante a programação, os participantes pensaram estratégias de fortalecimento para as 27 instituições salesianas que compõem a rede de instituições de ensino superior. Todas as medidas e estratégias são pensadas para serem implementadas de acordo com a realidade da américa-latina para os anos 2022 – 2026.
Para a profª Carmen Luiza Silva, reitora do UniSales,a atuação em uma rede de ensino pode agregar para todas as instituições. “Conversamos sobre a ampliação das bibliotecas pelas redes e o compartilhamento das publicações científicas de cada instituição, artigos e livros publicados pelos professores. Também abordamos sobre o Ensino a Distância, tanto nos cursos, quanto no suporte de metodologias, modelos educativos. A riqueza do compartilhamento é a troca das experiências.
“Esse movimento fortalece os princípios salesianos de educação, sustentabilidade das instituições e os modelos de atuação, inovadores, que atinjam melhor os seus públicos e melhore o acesso dos usuários”, acrescentou ainda.