Na manhã desta quarta-feira (21), foram abertos os trabalhos na IX Conferência IUS América, que acontece atualmente em Vitória, no Espírito Santo. O evento, sediado pelo Centro Universitário Salesiano (UniSales), está acontece até a próxima sexta-feira (23).
Na ocasião, os 81 conselheiros, gestores, lideranças pastorais locais e representantes das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS) das Américas se reuniram no evento para os momentos da Primeira Sessão e da Segunda Sessão da Conferência, apresentando resultados alcançados, programas e diretrizes que serão trabalhados nas instituições entre 2022 e 2026.
Dentre os participantes, estão os inspetores salesianos da Bolívia, Justiniano Flores; do Brasil, Natale Vitale e Carlos Ricardo; do Chile, Carlos Andrés Lira Airola; dá Colômbia, John Jairo Gómez Rúa; e do Equador, Francisco María Sanchez Carríon.
A Primeira Sessão apresentou o documento “Políticas para a presença salesiana no Ensino Superior de 2022 a 2026” e “Orientações para a pastoral universitária salesiana”, além de realizar a Avaliação do Plano Comum 5 e das propostas do Âmbito 1 – Formação de Equipe. Na Segunda Sessão, foram avaliadas as propostas dos âmbitos 2 (Pastoral universitária), 3 (Qualidade da formação dos alunos) e 4 (Pesquisa da juventude).
Para o reitor do Centro Universitário Dom Bosco, em El Salvador, irmão Mário Rafael Olmos, o trabalho se desenvolveu de forma clara e com uma participação muito positiva das equipes de trabalho.
“Na IX Conferência IUS América, em Vitória, estamos lendo essas políticas e aplicando-as à realidade do contexto latino-americano. Os grupos que estamos desenvolvendo estão relacionadas às 7 políticas básicas que temos, mas partimos da realidade das instituições que compõem a América Latina e das instituições que compõem o grupo de trabalho”, explicou o irmão Mário Olmos.
O coordenador-geral das IUS, padre Oscar Lozano, SDB, destacou a importância do trabalho para a implementação de políticas da presença salesiana entre 2022 e 2026. “Responder aos vários desafios enfrentados por nossas instituições, dar continuidade aos processos já em andamento nos anos anteriores, acompanhar indivíduos e comunidades educacionais-pastorais e projetar novos projetos para seu crescimento, são os principais objetivos desta conferência”, destacou o Salesiano.