A manhã do segundo dia de trabalhos da IX Conferência IUS América, nesta quinta-feira (22), foi voltada para o compartilhamento de modelos e propostas de cooperação entre as Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) e questões emergentes.
Após a eucaristia de abertura, realizada diariamente às 7h, e o café da manhã, a Quinta Sessão da Conferência se iniciou com o compartilhamento do modelo pedagógico UniSales, apresentado pelo Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Salesiano (UniSales), Alexandre Cardoso Anzeredo. Os trabalhos seguiram com o compartilhamento de experiências como a do Curso de Diretivos IUS e a discussão sobre “Meio ambiente e a sustentabilidade no Ensino Superior”.
A partir das 10h30, após um intervalo, foram levadas à mesa as experiências das Redes Acadêmicas IUS, com o Congresso Internacional de Auditoria, Gestão e Negócios CIAGEN, a Rede IUS de Interculturalidade e o IUS Education Group.
Para o Coordenador Geral das IUS América, Ir. Mario Olmos, o trabalho realizado mostra uma evolução notável desde a VIII Conferência IUS América, que aconteceu em Quito (Equador), em 2019.
“O nível de amadurecimento de trabalho organizativo da IUS América avançou enormemente. Primeiro pelos bons resultados apresentados pela nossa equipe de trabalho, mesmo tendo vivenciado uma pandemia, mas que seguem mostrando avanços específicos em áreas concretas como a formação das pessoas, a pastoral universitária, o tema da gestão de qualidade, a investigação dos temas de juventude e, por último, o tema das Redes Acadêmicas, que agora já mostram um maior compromisso e dinamismo”, destacou o Ir. Mario Olmos.
Durante a tarde da quinta-feira (22), os participantes realizam ainda uma visita cultural por pontos históricos e religiosos tradicionais do Estado do Espírito Santo. Dentro os destinos do roteiro estão a Catedral de Vitória, e o Convento da Penha, em Vila Velha.
A programação da IX Conferência IUS América segue até esta sexta-feira (23).