Especialização
em Psicologia
Jurídica

Inscreva-se

Sobre o curso

INICIO

2º Semestre 2020

DURAÇÃO

420h

AULAS

Quinzenais aos sábados

INVESTIMENTO
18X
R$ 440 ,00
Inscreva-se

A Psicologia Jurídica é uma área de especialização da Psicologia, situado na interface da Psicologia com a Justiça, que engloba o Sistema de Justiça e Segurança Pública, Sistemas de Garantia de Direitos Humanos e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Nesse contexto, o papel do psicólogo é zelar pela saúde mental dos envolvidos em processos judiciais, como processos de adoção, violência doméstica e processos criminais, entre outros.

Sendo de extrema importância para a sociedade, é fundamental que existam profissionais qualificados para atuar nessa área. Por esta razão, o UniSales passa a ofertar a Especialização em Psicologia Jurídica, única no estado de Vitória-ES.

Durante o curso, o psicólogo entrará em contato com os aspectos introdutórios do Direito Penal e explorará os diversos contextos nos quais poderá atuar, como saúde mental, direitos humanos, drogadição e sistema prisional, entre outros.

Ao final do curso, o psicólogo terá desenvolvido competências que contribuirão para a atuação profissional nos contextos jurídicos contemporâneos (varas especializadas da infância, juventude e família; sistema prisional; sistema socioeducativo; acolhimento institucional e familiar e Centros de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS).

Para quem é esta pós-graduação?

Especialização em Psicologia Jurídica é destinada a todos os psicólogos que tenham interesse em atuar em sistemas prisionais; varas da infância, juventude e da família; sistemas socioeducativos e CREAS, de forma a contribuir para a saúde mental de pessoas envolvidas em processos judiciais.

Módulos

  • Psicologia jurídica e sistema socioeducativo
  • Psicologia jurídica e acolhimento institucional e familiar
  • Aspectos introdutórios do Direito Penal
  • Psicologia jurídica e sistema prisional
  • Psicologia jurídica e direitos humanos
  • Saúde mental e drogadição no contexto jurídico
  • Intervenção sistêmica com famílias no contexto jurídico
  • Produção de documentos técnicos no contexto jurídico
  • Metodologia da Pesquisa

Docentes da Pós-Graduação

Corpo Docente

Alexandre Cardoso Aranzedo

Doutor. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo … mais
Corpo Docente

Alexandre Cardoso Aranzedo

Doutor. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007 – 2012). Desde 2009 é coordenador e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Católico de Vitória. Possui ampla experiência profissional na gestão pública de proteção social da infância, adolescência e juventude. Pesquisador de processos psicossociais de violência; exclusão social; criminalidade; gênero e atos infracionais.
Corpo Docente

Andrea Campos Romanholi

Mestre. Psicóloga, possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo… mais
Corpo Docente

Andrea Campos Romanholi

Mestre. Psicóloga, possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Professora do Centro Universitário Salesiano – UniSales. Trabalha na Coordenação de saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Tem experiência nas áreas de psicologia e de saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, álcool e outras drogas; reforma psiquiátrica; atenção primária em saúde; atenção psicossocial, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF); políticas públicas, psicanálise.
Corpo Docente

Cleilson Teobaldo dos Reis

Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo… mais
Corpo Docente

Cleilson Teobaldo dos Reis

Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Psicologia pela UFES (2001). Psicólogo efetivo da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Vitória/ES. Professor Adjunto na UVV – Universidade de Vila Velha. Atuação com formação, consultoria e assessoria em temas ligados a Direitos Humanos e Políticas Sociais. Experiência em atendimento clínico com adolescentes, adultos e pessoas idosas utilizando referenciais da Análise Institucional e Esquizoanálise.
Corpo Docente

Danielly Bart do Nascimento

Doutor. Psicóloga clínica 16/2295, formada em 2008, Mestra em Psicologia (2011)… mais
Corpo Docente

Danielly Bart do Nascimento

Doutor. Psicóloga clínica 16/2295, formada em 2008, Mestra em Psicologia (2011). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Professora da Faculdade Multivix em Vitória. Realiza estudos na área de Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento Humano relacionados à infância e adolescência.

Corpo Docente

Fernando Azevedo Carvalho Junior

Doutor. Graduado em Direito pela Faculdades Integradas de São José dos Campos… mais
Corpo Docente

Fernando Azevedo Carvalho Junior

Doutor. Graduado em Direito pela Faculdades Integradas de São José dos Campos, Fundação Vale paraibana de Ensino. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, SP em (1996). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, SP (2005). Pós-Graduado em Direito Aeronáutico (extensão) pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos, São Paulo, SP em 1984 e foi professor do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos, São Paulo, SP, em (2002). Especialista pós-graduado (450 hs) Tutela Jurisdicional Coletiva DIR1664 e Especialista pós-graduado (450 hs) Direito Ambiental – Jurisdição Civil Coletiva DIR0809, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP em 2000 e 2001, Especialista pós-graduado (450 hs), em Mandado de Segurança – Como Tutela Diferenciada (Direito Processual Civil) DIR0391 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP em 1996; Especialista pós-graduado (450 hs), em Filosofia do Direito DIR0102 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP em 1996. Professor Doutor do UCV – Católica de Vitória Centro Universitário, ES lecionando as disciplinas de Direito Penal I, Direito Penal II, Direito Penal III, Direito Penal IV e Práticas Penais. Professor Orientador do NPJ Núcleo de Práticas Jurídicas-UCV, Membro do NDE da UCV. Experiência na área de Direito, com ênfase em Magistério Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal, Processo Penal, Direito de Família, Infância e Adolescência, Civil e Processo Civil, Empresarial, Direitos Humanos, com experiência na Administração de Curso Superior e Pós-Graduação, além de Advogado Militante.
Corpo Docente

Ivy Campista Campanha de Araujo

Mestre. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo… mais
Corpo Docente

Ivy Campista Campanha de Araujo

Mestre. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Psicologia e Psicóloga pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialização em Psicologia Clínica com Crianças pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Sou psicóloga concursada no Tribunal de Justiça do Espírito Santo atuando nas Varas de Família, Violência Doméstica Contra a Mulher, Órfãos e Sucessões e Infância e Juventude. Professora instrutora da Escola da Magistratura do Espírito Santo. Temas de pesquisa: psicologia jurídica, doção e seus desdobramentos, violências, perda do poder familiar, reflexões sobre a vinculação mãe-bebê, filiação, parentalidade, transmissão psíquica, desenvolvimento infantil e sua interface com a sexualidade e com as novas configurações familiares.

Corpo Docente

Luciana Souza Borges Herkenhoff

Doutor. Graduada em Psicologia (PUC-SP). Mestre e Doutora em Psicologia (UFES)… mais
Corpo Docente

Luciana Souza Borges Herkenhoff

Doutor. Graduada em Psicologia (PUC-SP). Mestre e Doutora em Psicologia (UFES). Especialista em Psicologia Jurídica (com titulo concedido pelo Conselho Federal de Psicologia), Saúde Pública, Gestalt-Terapia, e Terapia de Família. Experiência em Psicologia, com ênfase em estudos acerca da violência e da moralidade. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (UVV-ES). Também leciona na graduação de Psicologia da UVV-ES e supervisiona estágio específico em campos de interface com a área jurídica (Psicologia Jurídica) e com a área clínica (Psicoterapia). Pesquisadora do LAPSIM, Laboratório de Psicologia da Moralidade (UFES). Membro do Colegiado da Graduação em Psicologia da UVV (2017-2019). Membro Titular da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas da FAPES (2014-2018). Membro do Comitê Editorial do Periódico Estudos de Psicologia (Natal). Atua como psicóloga clínica em consultório particular. Terapeuta em formação: EMDR e Terapia Relacional Sistêmica.

Coordenador

Alexandre Cardoso Aranzedo

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), Mestre em Psicologia pela Ufes (2006) e Doutor em Psicologia pela Ufes (2007-2012). Atualmente é coordenador e docente do curso de Psicologia da Católica. Alexandre Aranzedo tem experiência de docência em Metodologia da Pesquisa e no campo da Psicologia Social, com ênfase nos seguintes temas: processos psicossociais de violência; exclusão social; processos grupais; representações sociais; movimentos sociais; atos infracionais; infância, adolescência e juventude. Atua ainda como docente de cursos de Direito, Serviço Social e Nutrição.

Alexandre Cardoso Aranzedo

Coordenador

Alexandre Cardoso Aranzedo

Alexandre Cardoso Aranzedo

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), Mestre em Psicologia pela Ufes (2006) e Doutor em Psicologia pela Ufes (2007-2012). Atualmente é coordenador e docente do curso de Psicologia da Católica. Alexandre Aranzedo tem experiência de docência em Metodologia da Pesquisa e no campo da Psicologia Social, com ênfase nos seguintes temas: processos psicossociais de violência; exclusão social; processos grupais; representações sociais; movimentos sociais; atos infracionais; infância, adolescência e juventude. Atua ainda como docente de cursos de Direito, Serviço Social e Nutrição.

Logo Unisales