Especialização
em Saúde Mental

Sobre o curso

INICIO

Março 2021

DURAÇÃO

360h + TCC

AULAS

Quinzenais aos sábados

INVESTIMENTO
18X
R$ 440 ,00
Inscreva-se
Desconto

Egresso UniSales tem 18% de desconto durante todo o curso*.

*Não cumulativo com outros descontos e valido a partir da segunda parcela.
*Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento dos boletos.

Os transtornos mentais são responsáveis por um terço das incapacidades nas Américas, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde. No topo da lista, estão os transtornos depressivos, seguidos dos transtornos de ansiedade.

Em contrapartida, apenas 2% do orçamento da saúde na região é destinada ao tratamento de tais enfermidades, mostrando que é necessário desenvolver políticas mais consistentes de atendimento à população.

Tendo-se em vista que os transtornos mentais podem se iniciar desde a infância, é fundamental preparar profissionais de diferentes áreas para lidar com o problema.

Ciente deste desafio, o UniSales lançou a Especialização em Saúde Mental, visando qualificar esses profissionais para identificar, orientar e encaminhar a população para acompanhamento especializado.

Durante a especialização em Saúde Mental, o pós-graduando aprofundará seus conhecimentos sobre saúde mental e atenção psicossocial de crianças, adolescentes, adultos e idosos nos mais variados contextos.

Também explorará questões contemporâneas que afetam a saúde mental das pessoas, como esgotamento mental, estresse no trabalho, dificuldades financeiras, desemprego, entre outras.

Finalmente, aprenderá técnicas que o levarão a ser um agente transformador na vida das pessoas ao seu redor, a partir da aplicação de técnicas de cuidado de si mesmo.

Para quem é esta pós-graduação?

A pós-graduação em Saúde Mental do UniSales é destinada aos profissionais da saúde que lidam diariamente com pacientes com transtornos mentais e também profissionais de outras áreas que se relacionam com a saúde, tais como assistentes sociais, pedagogos e psicopedagogos, entre outros.

Módulos

  • O campo da saúde mental e da atenção psicossocial.
  • A clínica na atenção psicossocial: fundamentos, conceitos, crítica, novas abordagens.
  • Atenção à saúde mental a crianças e adolescentes.
  • Atenção à saúde mental frente aos transtornos mentais em adultos e idosos.
  • Atenção à saúde mental em demandas e necessidades decorrentes do uso de drogas.
  • Questões contemporâneas e as novas manifestações patológicas do sofrimento no campo da saúde mental.
  • Reabilitação psicossocial: inserção social, participação e protagonismo do sujeito nas ações de cuidado.
  • Arte, cultura e outros recursos e ‘técnicas’ de cuidado e cuidado de si.
  • Metodologia de Pesquisa.

Coordenadora

Profa. Andréa Campos Romanholi

Profa. Andréa Campos Romanholi

Psicóloga. Mestre em Psicologia; doutoranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFES. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, atua na Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória onde foi coordenadora por 11 anos, Atuou no Caps de Vitória por cinco anos. É professora do Centro Universitário Salesiano – UniSales há 12 anos.

Logo Unisales