Categorias: Blog

Acadêmicas de Ciências Biológicas desenvolvem app para registro da fauna e flora

As acadêmicas de Ciências Biológicas Lara Comper, Mayra Karolina Oliveira de Souza  e Rafaela Barbosa,  Dyana Wislly Inácio Pereira em parceria com a aluna Gláucia Siqueira, de Sistema de Informação do UniSales, desenvolveram aplicativo ‘BioIndica’ para registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação estaduais.

O app foi desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador e surgiu a partir de demanda real, que é quando a proposta do projeto vem sob o pedido de alguém, um grupo ou instituição, neste caso a demanda foi solicitada pela Savana do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A proposta é que o aplicativo seja uma ferramenta para registro e apoio ao monitoramento da biodiversidade, gerando informação qualificada para apoio à gestão das Unidades de Conservação ambientais; para o fornecimento de subsídios de avaliação do estado de conservação da fauna e flora; para a implementação das estratégias de conservação de espécies ameaçadas de extinção; e para o controle das exóticas invasoras.

Todas as informações servirão também para subsidiar, avaliar e acompanhar situações que envolvam alteração na distribuição e nos locais de ocorrência das espécies em resposta aos vetores de pressão e ameaça. As estudantes explicaram que o aplicativo deverá ser apresentado e discutido com as equipes das Unidades de Conservação e passará por uma fase de testes ao longo deste semestre para aprimoramento.

No final do ano passado, o projeto foi um dos destaques na 7ª Mostra de Projeto Integrador de Extensão do Unisales e tem sido selecionado e premiado como projeto do curso de Ciências Biológicas.

De acordo com as acadêmicas relataram o aplicativo ainda está em desenvolvimento e logo irá perimitir o registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação capixabas. “O Projeto Integrador de Extensão permite que enquanto aprendemos podemos colocar em prática os aprendizados. Além de ampliar nossos horizontes e mostrar que nós, futuros profissionais, podemos transformar pequenas iniciativas em grandes projetos. Esse foi um trabalho em equipe que contou com o apoio dos professores e juntos pensamos as funcionalidades do aplicativo e a utilização do aplicativo em campo”.

“Tem sido uma experiência incrível, além de desenvolver uma ferramenta capaz de trazer uma melhora no monitoramento da fauna e flora nas Unidades de Conservação do nosso Estado. Essa é uma oportunidade que temos, enquanto alunas do curso de Ciências Biológicas, por meio do Projeto Integrador de Extensão de agregar conhecimento e experiência profissional”.