No dia 1º de abril os alunos do 5º período do curso de Ciências Contábeis do UniSales – Centro Universitário Salesiano – tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre Educação Fiscal com o subgerente de Educação Fiscal da Secretaria da Fazendo e coordenador do curso de Disseminadores da Educação Fiscal, Arthur Sérgio Rangel Viana.
A atividade foi realizada a convite da professora Julyana Goldner Nunes, coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UniSales. O NAF é um programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), desenvolvido em parceria com instituições de ensino. O objetivo do programa é levar assistência fiscal gratuita para pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais. Essa assistência pode ser presencial ou remota.
A palestra, além de fortalecer a relação entre a UniSales e a Sefaz, teve como objetivo principal proporcionar experiências práticas aos alunos do 5º período de Ciências Contábeis. Os estudantes desenvolverão projetos e ações de Educação Fiscal em conjunto com alunos do 6º ano do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do turno noturno do Colégio Estadual de Vitória, além de jovens aprendizes.
“Esses são os objetivos do Programa Estadual de Educação Fiscal: desenvolver entre os estudantes o conhecimento da função social dos tributos, como funciona a gestão e o controle social dos recursos públicos, além de contribuir para a formação de um cidadão consciente e fortalecer a cidadania fiscal”, observou o professor Arthur Viana.
A experiência foi tão positiva que a professora Viviane Nunes Tetzlaff Lee, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UNiSales, já estuda a possibilidade de estender a atividade para outros períodos e cursos da instituição, como o de Administração.