O conhecimento que faz a diferença, o faz em todos os espaços da vida. Exemplo disso, é o caso do Patrick Cadette, egresso do curso de Psicologia do UniSales e bailarino da escola de samba “Chegou o Que Faltava” que, junto das psicólogas Carolina Almeida Rodrigues e Magali Prince, passaram a ofertaratendimento psicológico para integrantes da escola.
O objetivo do trabalho é treinar habilidades dos integrantes para melhorar a performance deles na avenida. Para isso, a equipe de três psicólogos atuam em duas diferentes frentes no projeto: o planejamento e monitoramento das ações (sob liderança da Carolina Almeida) e do antedimento e execução, que acontece de forma coletiva (com o Patrick) e individual (com a Magali).
O acompanhamento acontece com foco nas lideranças estratégicas e nas alas que recebem pontuação na avenida. A metodologia utilizada é pautada no Treino de Habilidades Psicológicas (THP).
“Nosso objetivo com o THP é influenciar positivamente os estados psíquicos, como a percepção, pensamento e a motivação, por meio de procedimentos psicológicos como o treino de visualização das ações, a descontração muscular, a concentração e outros”, explicou Patrick.
Essa intervenção atua positivamente, por exemplo, quando, no momento do desfile, o integrante precisa focar, dentre os múltiplos estímulos, num comportamento de concentração para realização da coreografia ou da coordenação da equipe.
“Desde os primeiros momentos conseguimos perceber uma evolução com relação a estabilidade emocional, uma entrega maior e mais focada, tivemos um retorno incrível com relação a nossa apresentação durante o ensaio técnico da escola e isso se deu não só pelos ensaios constantes mas por todo o trabalho desenvolvido em conjunto com o Patrick”, afirmou a 1ª porta-bandeira da esola, Amanda Ribeiro.
“Além disso, treinamos a coerência grupal, alinhando as expectativas dos líderes com os integrantes do grupo, mediamos conflitos que possam surgir e intervimos na redução da ansiedade, do estresse e na percepção disfuncional das expectativas dos integrantes frente a sua performance”, contou o psicólogo.
Com 14 escolas de samba (6 no Grupo Especial e 8 no Grupo de Acesso), o Carnaval de Vitória é reconhecido como o responsável pela abertura da celebração do Brasil. Hoje considerada tradicional, a iniciativa de abrir o desfile das escolas de samba antes de São Paulo e do Rio de Janeiro surgiu como uma estratégia para garantir que as pessoas permanecessem na capital. A abertura popularizou o slogan “O Carnaval do Brasil começa aqui”.
Em 2024, a celebração está prevista para acontecer na primeira semana de fevereiro, com desfiles no final de semana entre os dias 2 e 4 do mês. A cidade ainda ganha destaque por celebrar, logo em seguida, o Carnaval também na data oficial da folia, com os tradicionais blocos de rua.
*Fotos: acervo pessoa/divulgação @aceschegouoficial