O UniSales – Centro Universitário Salesiano, foi reconhecido com o primeiro lugar no Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, organizado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. O UniSales foi premiado pelo projeto “Jornada Socioemocional: Aplicativo WEB de avaliação do desenvolvimento de soft skills no ensino superior”.
O projeto premiado apresentou o desenvolvimento de um aplicativo que possibilita a avaliação de competências socioemocionais dos alunos do UniSales. Por meio do aplicativo, os alunos do UniSales poderão acompanhar e avaliar o desenvolvimento de suas capacidades socioemocionais durante a graduação, possibilitando o desenvolvimento das softskils, tão valorizadas no mercado de trabalho moderno.
Para a reitora do UniSales, Profa. Dra. Carmen Luiza, o resultado certifica que o modelo pedagógico do UniSales e a valorização da formação de competências socioeducacionais estão alinhadas com as necessidades reconhecidas para a educação e para o mercado de trabalho.
“Entendemos que no mercado de trabalho, não são só as competências técnicas que são requeridas, mas principalmente as competências socioemocionais. Esse prêmio, para nós, é um reconhecimento que afirma que estamos muito alinhados e enxergando as necessidades da formação superior”, destacou a reitora.
A reitora adiantou ainda que a premiação reforça a necessidade e cria a perspectiva para novas iniciativas que preparem cada vez mais as habilidades socioemocionais dos estudantes.
“Esse reconhecimento nos faz enxergar possibilidades de caminhos ainda mais transformadores, sobre o que é possível entregar para inovar ainda mais os desenvolvimentos socioemocionais dos estudantes na instituição”, afirmou Carmen.
O professor e pró-reitor acadêmico do UniSales, prof. Alexandre Cardoso Aranzedo, elaborou a metodologia que embasa o aplicativo. Reconhecendo a importância do ecossistema relacionado ao Semesp, que tem atuado amplamente na elaboração e acompanhamento das iniciativas voltadas para inovação em educação no Brasil e no mundo, Alexandre apontou que a metodologia responde à uma necessidade de desenvolvimento de habilidades socioemocionais que, atualmente, são parte das grandes necessidades do mercado, como apontado em diversos estudos como o Future of Jobs Report 2023, do World Economic Forum.
“Nós somos uma instituição formadora de profissionais para esse mercado que, há quase cinco anos, reconhecemos essa necessidade e mudamos a proposta pedagógica para formar profissionais que desenvolvem, além das habilidades técnicas necessárias, as habilidades socioemocionais”, explicou Alexandre.
Para além de reconhecer essa importância, a metodologia da jornada socioemocional deu tangibilidade a esse desenvolvimento de competências socioemocionais. A jornada prevê momentos de autoavaliação, avaliação do aluno pelos pares e a avaliação dos grupos em que se aluno insere, todas em sigilo, minimizando as possibilidades de avaliação contaminada por possibilidades de constrangimentos. As avaliações estão divididas em dez macro competências.
A metodologia foi desenvolvida pelo pró-reitor acadêmico, psicólogo e professor do UniSales, Alexandre Cardoso Aranzedo, pela professora do curso de Psicologia do UniSales, Christyne Gomes Toledo e pela reitora do UniSales, profa. Dra. Carmen Luiza. O aplicativo foi desenvolvido pelo Coordenador dos cursos da área de Tecnologia do UniSales, Marcelo Albuquerque Schuster, juntamente com os alunos do curso, por meio da Fábrica de Software.
O Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” foi criado pelo Semesp para reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira e é um reconhecimento ao Prof. Gabriel Mário Rodrigues, notável pioneiro da educação e um dos principais responsáveis pela posição de relevância alcançada pelo sistema educacional superior privado no país.
Durante sua trajetória como mantenedor e dirigente de entidades representativas do ensino superior privado brasileiro, o homenageado sempre mostrou enorme preocupação e aguda sensibilidade com a ampliação dos horizontes e o aperfeiçoamento do sistema educacional superior privado, por meio da adoção de melhorias contínuas e soluções inéditas para a dinâmica e as competências do ambiente acadêmico.
A premiação aconteceu durante o Seminário “O Admirável Futuro do Ensino Superior”.