Na maioria das instituições de ensino superior predomina a aula expositiva em classes com grandes grupos. O professor detalha um conteúdo, pede um exercício de fixação e prepara as avaliações. Essa metodologia é passiva e pode não levar o estudante a uma aprendizagem significativa.
Ao adotar o modelo inovador de ensino, por meio das metodologias ativas, o Centro Universitário Salesiano – UniSales, incentiva a autonomia dos estudantes, com o intuito de formar profissionais treinados para a resolução de problemas. Provocar questionamentos e exercitar a capacidade de encontrar respostas é o conceito principal do modelo de aprendizagem baseado em desafios.
Os alunos são levados a solucionar problemas reais e, dessa forma, podem absorver melhor o conteúdo. Foi o que os alunos do primeiro período de Administração vivenciaram logo no início do curso.
Eles foram para dentro de três empresas de segmentos diferentes para solucionar os seguintes desafios: pesquisa de clima organizacional e avaliação de desempenho. Com base nas visitas, levantaram as necessidades de cada uma e desenharam um questionário para os funcionários. Segundo o coordenador do curso, Luiz Carlos de Araújo, o segundo passo foi montar os gráficos e apresentar os relatórios para as firmas. “ Foi totalmente inovador porque eles tiveram a chance de colocar em prática o que diz a literatura. Então todo o conhecimento ficou palpável. O principal resultado é a nítida motivação por parte dos estudantes durante as aulas. ”, disse.
O proprietário da JV Direção Hidráulica, Douglas Corona, aprovou o trabalho realizado pelos alunos na empresa. “Nunca passamos por esse tipo de pesquisa e para mim o resultado foi surpreendente. Com certeza estarei atento aos pontos que eles levantaram e pretendo, desde já, implementar as mudanças”, disse.