Categorias: BlogNotícias

Professor do UniSales publica artigo em revista científica internacional

O professor do curso de Administração do UniSales, Dr. Miguel Carlos Ramos Dumer, é co-autor de um artigo publicado na revista “Archives of Business Research”, do Reino Unido, avaliada como Qualis A3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Miguel é um dos autores do artigo “Formation of Strategy and Organizational Learning in a Complex Organization: A Case Study at the Military Fire Brigade of Espírito Santo in Brazil” (em tradução literal, “Formação de Estratégia e Aprendizado Organizacional em uma Organização Complexa: Um Estudo de Caso no Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo no Brasil”), que foi publicado na última edição da revista.

A “Archives of Business Research” está qualificada como Qualis A3, um dos estratos de melhor avaliação da classificação nacional e é considerada de alta relevância pelo MEC para a área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Para o autor, a elaboração do artigo possibilitou uma compreensão profunda de como se dão os processos de formação da estratégia e as relações da aprendizagem no Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. “O argumento central adotado é o de que pensar estratégia em uma instituição complexa como essa, deve ser muito mais do que apenas olhar para um plano racional, formal e programado”, afirmou o professor.

“Esse artigo é fruto de um trabalho em conjunto com outros colegas pesquisadores de diferentes Instituições, componentes de uma rede de estudos na qual a UniSales passa a estar inserida com minha presença, abrindo portas para demais colegas, discentes ou docentes da UniSales, que tenham interesse em participar”, destacou o professor Miguel Dumer.

O artigo se trata de uma pesquisa qualitativa baseada em estudo de caso, que analisa como as implicações de aprendizado impactaram as estratégias presentes no Planejamento Estratégico dos Bombeiros Militares do Espírito Santo, e pode ser acessado na íntegra, em inglês, no site da revista, disponível no link: https://journals.scholarpublishing.org/index.php/ABR/article/view/15195.