Categorias: NotíciasPastoral

Alunos de Direito realizam entrega de livros para o Sistema Prisional

Na tarde da última segunda-feira (12), os acadêmicos dos 3º e 8º períodos do curso de Direito realizaram a entrega de mais de 100 livros que serão destinados à biblioteca da Penitenciária Semiaberta de Cariacica. A entrega das doações foi realizada para a juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha (VEP), Drª Patrícia Faroni, e contou com a participação dos alunos; prof. Thyago Brito de Mello, coordenador do curso de Direito; prof. Vicente de Paulo Colodete, professor orientador do projeto; prof. Alexandre Aranzedo, pró-reitor Acadêmico e profª Carmen Luiza da Silva, reitora.

A campanha de arrecadação surgiu a partir de uma visita técnica à unidade prisional, por meio do Projeto Reescrevendo a Liberdade. Conversando com os apenados, os alunos perceberam a necessidade de novos livros de literatura que contribuíssem para a leitura e lazer. A partir disso, desenvolveram Projetos Integradores de Extensão que despertassem o interesse na comunidade acadêmica em doar.

Para o acadêmico do 3º período de Direito, Arthur Lubase, essa foi uma forma de abrir os olhos dos apenados para o mundo da leitura. “Encontramos uma defasagem no acervo de livros da biblioteca da penitenciária e, a partir disso, iniciamos uma campanha em nossas redes sociais e no campus para arrecadar livros. Queremos levar além de educação, cultura, esperança e entretenimento por meio da leitura.”

De acordo com Patrícia Faroni, a parceria com o UniSales tem proporcionado o envolvimento dos alunos com os projetos do sistema prisional. “Hoje, estamos aqui para fechar o ano com chave de ouro e receber doações de livros e comemorar a importância do Reescrevendo a Liberdade, e dessa forma, levar amor, oitiva, esperança, acolhimento e remissão de pena por meio da leitura”.

“Essa foi a primeira instituição de ensino superior que abraçou nossas ideias e diversos cursos se envolveram com nossos projetos no sistema prisional. Mais um ano, celebramos a parceria da VEP com o UniSales nos projetos sociais do Semiaberto”, reforçou ainda.

Reescrevendo a Liberdade

O Reescrevendo a Liberdade é um projeto de extensão do Centro Universitário Salesiano- UniSales realizado de forma articulada ao projeto “Remição pela Leitura”, desenvolvido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha- ES. Por meio do projeto, previsto no Art. 5º, inciso IV, da resolução do CNJ nº 301/2021, os reeducandos do sistema prisional terão a possibilidade da remição de dias da pena, por meio da leitura de obras literárias e da realização de um relatório de leitura que será avaliado por voluntários.

O Reescrevendo a Liberdade contribui com a ressocialização do reeducando do sistema prisional, bem como estimula o processo de reflexão e ressignificação da trajetória de vida, além de contribuir para o crescimento pessoal e social, fomentar o aumento da autoestima, concentração, memória, imaginação e expansão do conhecimento artístico-cultural.