Começou hoje (02), na Praça do Papa, em Vitória, o ESX 2023, o maior evento de inovação do estado do Espírito Santo. O evento vai até o próximo domingo (04) e conta com a presença do Centro Universitário Salesiano – UniSales. Realizado pelo Sebrae ES o evento reuniu mais de 17 mil pessoas na sua última edição, apresentando novidades e fortalecendo relações entre diferentes públicos e setores.
Quem visitar o estande do UniSales, vai poder conhecer três iniciativas do UniSales com foco na inovação e no diálogo entre a formação da graduação e os desafios reais da sociedade e o mercado de trabalho.
Para o coordenador dos cursos da área de Tecnologia do UniSales, Marcelo Albuquerque Schuster, os trabalhos apresentados evidenciam uma integração tanto entre os cursos de diferentes áreas do conhecimento, como entre a sociedade e os cursos do UniSales.
“Além das ferramentas tecnológicas, como a impressora 3D, realidade virtual e projetos ampliados, estamos levando trabalhos construídos pelos estudantes em laboratórios voltados para a inovação e integração. No curso de Sistemas da Informação, por exemplo, estamos levando softwares construídos na Fábrica de Softwares, nosso laboratório prático, em parceria com outros cursos”, destacou o professor.
O BioIndica que será exibido, por exemplo, é um software conduzido pela equipe de tecnologia de informação, nosso laboratório de práticas a Fábrica de Softwares, juntamente com o curso de Ciências Biológicas. Então, está acontecendo uma integração natural entre as equipes, justamente por esse método de projetizar os cursos em desafios e esses desafios como ponto de apoio para projetos de longo prazo.
Conheça os projetos apresentados:
Idealizado e desenvolvido por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo UniSales e em parceria com a Prefeitura de Vitória, o projeto Visitar Vitória elaborou um mapa interativo que destaca informações e curiosidades sobre edifícios, ruas e construções históricas da capital capixaba.
O mapa é acessível por meio do site visitarvitoria.com.br, e pode ser incorporado ao aplicativo do Google Maps, permitindo acesso a fatos históricos, pontos de interesse, significados de nomes de ruas e curiosidades locais da cidade de Vitória.
A visualização da cidade colonial no estande do UniSales já é possível com o uso do óculos de realidade imersiva.
Também através do uso de óculos de realidade imersiva é possível visualizar o projeto do HUB de Inovação do UniSales, desenvolvido pelo curso de arquitetura, que atenderá aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil e de Produção, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e TADS.
O local abrigará a Fábrica de Software e os Núcleos de Projeto de Arquitetura e Engenharias do UniSales. O espaço foi pensado para concentrar atividades de extensão e pesquisa vinculadas à inovação, facilitando o desenvolvimento de projetos conjuntos e o surgimento de novas ideias e processos inovadores.
Quem visitar o estande também poderá observar, em tela e em maquetes 3D, um projeto de extensão desenvolvido por alunos do 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo para a implantação de um edifício comercial voltado à sustentabilidade e integração com a cidade, localizado no lote triangular no encontro da Av. Reta da Penha com Av. Rio Branco.
O projeto busca o aproveitamento máximo do potencial construtivo do lote, e a obtenção do selo de certificação internacional LEED. Para isso, o edifício adota uma série de estratégias relacionada ao conforto ambiental, transporte ativo, captação de energia solar, reaproveitamento de água da chuva, processos construtivos limpos, etc.
Trabalhos realizados por estudantes do curso de Engenharia de Software do UniSales desenvolvem plataformas e aplicativos propostos por outros cursos da instituição, pela reitoria e pró-reitoria acadêmicas, ou em parceria com empresas e órgãos públicos, como a SESA, em soluções de software.
O BioIndica, por exemplo, resulta de uma parceria entre os cursos de Ciências Biológicas e Sistemas da Informação. O aplicativo possibilita o registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação estaduais. O app foi desenvolvido a partir de uma demanda real da Savana do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
A plataforma Salê Conecta+ disponibiliza às empresas e organizações a possibilidade de buscar no UniSales a resolução de problemas reais do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea.
Pautada em duas interfaces principais (demanda e mentoria) integração proporcionada pelo Salê Conecta+ permite uma integração entre o UniSales e a solução de problemas reais.
Através do Salê Conecta+, empresas e organizações podem compartilhar demandas e desafios reais do mercado de trabalho, cujas soluções devem ser propostas por mentores e pelas equipes dos projetos integradores de extensão.
Já a mentoria é uma atividade voluntária em que profissionais, professores externos à IES e empresários, de referência em suas áreas de atuação, possam acompanhar e orientar as atividades realizadas nos projetos integradores de extensão e projetos de formação e aprendizagem.