Projeto promove vivência e resgata memórias históricas no Centro de Vitória - Unisales

Projeto promove vivência e resgata memórias históricas no Centro de Vitória

No último sábado (18), o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Salesiano – UniSales – promoveu uma visita guiada aos edifícios históricos Centro de Vitória. A visita é parte do projeto Visitar Vitória, que identifica, mapeia e promove visitas em edifícios e locais de Vitória, traçando um diálogo entre os estilos arquitetônicos encontrados e os momentos históricos em que eles surgiram.

O roteiro partiu da Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, e passou por edifícios marcantes para a história sociopolítica do Espírito Santo, com curiosidades e fatos relevantes que construíram a sociedade capixaba. Espaços como a Escadaria São Diogo, a Catedral Metropolitana, o Palácio Anchieta, a Igreja São Gonçalo e a Loja Maçônica Ordem e Progresso, foram observados com atenção aos estilos arquitetônico, contextos históricos e influências sociopolítica e econômica sob as quais foram construídas.

A visita foi aberta à comunidade. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de contato com espaços importantes, mas ainda desconhecidos de Vitória. Foi o que aconteceu com a Carolina Busato Moreira. Antes moradora de Venda Nova do Imigrante, ela explica que veio para Vitória para fazer faculdade e que teve a oportunidade de conhecer espaços que não conheci. “Quem conhece Vitória de forma superficial, acha que a cidade é esse espaço do Porto ao Shopping Vitória. Por isso, essa atividade é muito importante para quem gosta de história, para quem gosta de estudar e saber mais sobre nossa cultura e nossos espaços”, ressaltou.

Estudante do 9° período do curso e bolsista do Projeto Visitar Vitória, a Carla Julia Gonçalves, foi uma das responsáveis por guiar a visita e apresentar parte dos dados alcançados em pesquisa pelo projeto. Ela ressalta que a atividade é um convite para que as pessoas voltem a viver o Centro de Vitória. “Nós temos atividades acontecendo em edifícios históricos como o Teatro Sônia Cabral, um centro político estadual como o Palácio Anchieta. Nós gostaríamos que as pessoas voltassem esse olhar para esse espaço além de locais pontuais que visitam, mas de forma geral. As pessoas não têm vivenciado o Centro de Vitória mais. Esses roteiros contam histórias detalhadas de um período histórico do nosso estado. Estamos contando a história de Vitória como colônia, a história de Sônia Cabral, de João Clímaco, de André Carloni, porque queremos que as pessoas saibam e continuem a história dessas pessoas”.

Conhecimento promove preservação

Coordenador do curso, o professor João Sayd, ressalta que as atividades promovidas pelo projeto são de importância crucial para a promoção e propagação do conhecimento do patrimônio histórico capixaba, contribuindo também para a preservação dos espaços históricos. “As atividades em educação patrimonial são importantes não apenas para a formação dos arquitetos e urbanistas, mas para a formação da população em geral. O conhecimento do patrimônio histórico nos ajuda a compreender quem somos, e só preservamos aquilo que conhecemos. Portanto, o desconhecimento dos lugares de memória no centro da capital contribui para a sua degradação e também para o apagamento da nossa identidade cultural”, explicou o professor.

A iniciativa é uma retomada de um projeto de extensão iniciado em parceria com a Prefeitura de Vitória. Dentre as atividades, o grupo identifica, pesquisa e mapeia edifícios tombados e de interesse histórico de Vitória. Os roteiros estão disponíveis no site www.visitarvitoria.com.br.

Arquitetura Urbanismo – UniSales

No Centro Universitário Salesiano – UniSales, o curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolve projetos profissionais reais, trabalhados em sala de aula, para aprimorar o desenvolvimento de habilidades propostas em Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura de Interiores e Planejamenso Urbano e Regional, desafiando suas habilidades e aprendendo a utilizar recursos de forma consciente, criativa e moderna.

Saiba mais e inscreva-se.