Aluno cria software para reconhecimento facial em real time

Em média, 20% do tempo de aula é gasto com trabalhos burocráticos, entre eles está a chamada de presença dos alunos. Essa análise motivou o acadêmico Bruno Kobi Valadares de Amorim, do curso de Sistema de Informação, a desenvolver em seu Trabalho de Conclusão de Curso- TCC um software para medir a presença dos alunos por meio do reconhecimento facial em real time.

As técnicas de reconhecimento facial têm evoluído muito, com uso de uma câmara, e é possível reconhecer certos traços de uma pessoa por meio de marcadores comuns, e utilizando uma série de redes neurais convulsionais (CNNs), além de identificar a pessoa e determinar idade, sexo e expressões físicas.

O programa foi desenvolvido inicialmente para o UniSales, mas por conta da pandemia Da Covid-19 ainda não foi implementado. O funcionamento dessa automatização do processo de chamada se dá pela utilização de inteligência artificial, em que ele reconhece automaticamente todas as pessoas cadastradas no Banco de Dados, faz a verificação e o reconhecimento da assiduidade dos acadêmicos dentro do campus universitário. O software analisa traços para reconhecimento facial e com 60% de precisão ele já confirma a presença do aluno.

Para Bruno, além de garantir a assiduidade em tempo real, programas como esse garantem segurança no campus. “O software foi implementado e testado em ambiente de desenvolvimento gerando resultados satisfatórios no sistema de reconhecimento facial, devido a pandemia de covid-19, houve a impossibilidade para testes de campo. O desenvolvimento desse software utiliza-se do framework React, em linguagem TypeScript, com a utilização da Faceapi.js, que implementa modelos de redes neurais sobre o TensoFlow.js no browser em tempo real”.