Não há como negar: empreendedorismo é a palavra do momento. Apesar disso, é curioso ver que poucos sabem o que é empreendedorismo social num país que caminha para registrar um número recorde de empreendedores.
Se você também nunca ouviu falar nesse termo ou gostaria de conhecer um pouco mais sobre o empreendedorismo social, siga com a gente na leitura deste artigo e fique por dentro modelo inovador de negócio!
O termo empreendedorismo social se refere a uma série de ações e iniciativas de inovação dirigidas à solução de problemas sociais. O seu objetivo é específico: impactar e transformar socialmente a comunidade.
Os empreendimentos sociais atuam no combate à vulnerabilidade social de uma comunidade. Por conta disso, países marcados por problemas socioambientais, como o Brasil, são um campo fértil para o surgimento de modelos de negócios desse tipo.
Diante da impossibilidade do poder público de cuidar de todos os problemas de uma sociedade, é natural que o empreendedorismo social se expanda. Apenas na União Europeia, relatórios apontam que 1 em cada 4 novas empresas criadas todos os anos são empresas sociais.
Ao conhecer o que é empreendedorismo social, é comum que muitos questionem sobre o papel do lucro nessas organizações. Afinal, o empreendedorismo social pode gerar lucro?
Sim, um empreendimento social pode gerar lucro, mesmo que não seja esse o seu objetivo. A finalidade de um negócio desse tipo é a geração de benefícios transformacionais em larga escala, sem abrir mão do controle financeiro que garantirá a sustentabilidade do negócio.
Mesmo nos empreendimentos sociais com fins lucrativos, o lucro não assume um papel de grande protagonismo. Ainda que seja perseguido, não há nesse modelo de negócio a preocupação com a maximização do retorno financeiro: o que se busca é resolução de problemas sociais.
O perfil do empreendedor social é diferente daquele inserido numa lógica empresarial pura e simples. Nesse contexto, a empatia é uma característica essencial que define não só o que é empreendedorismo social, mas quem o sujeito ativo dessa iniciativa.
Ser empático é ter capacidade de se identificar e ver a realidade pelos olhos do outro. O empreendedor social precisa estar atento e olhar de maneira humana para as pessoas da comunidade cuja realidade deseja transformar.
Além da empatia, outra característica marcante de um empreendedor social é a sua inconformação com as injustiças e desigualdades. Talvez seja esse o principal motor que induz a ação de quem deseja transformar o mundo, não?
O impacto positivo na comunidade é a medida de desempenho de um empreendimento social. Diferente do que ocorre nas empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, aqui o benefício à coletividade é o objetivo principal da atividade.
Dados apontam que, em 20 anos, projetos de empreendedorismo social impactaram 622 milhões de pessoas no mundo. A repercussão positiva dessas ações se dá principalmente em três segmentos relevantes para a sociedade:
Tudo o que falamos até agora sobre o que é empreendedorismo social nos dá uma noção de como esse fenômeno funciona, seus benefícios e possibilidades. Vamos agora conhecer alguns empreendimentos que vêm, na prática, impactando positivamente o mundo.
O Projeto Tamar é uma iniciativa que vem há mais de 40 anos lutando contra a extinção de espécies marinhas. Sua atuação é dividida em três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicadas, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.
Esse case de sucesso da preservação do meio ambiente brasileiro é um exemplo dos impactos positivos do empreendedorismo social. A iniciativa conta com um rico programa de auto-sustentação, sendo que uma parcela de sua receita vem da venda de produtos da sua marca e do ecoturismo.
O Aravind Eye Care System vem desde 1976 com o propósito claro de eliminar a cegueira evitável. Com mais de 4,5 mil cirurgias e procedimentos oculares por ano, esse serviço cuida da população vulnerável da Índia oferecendo um atendimento acessível e de qualidade.
Esse sistema de atendimento oftalmológico é inovador quanto ao seu modelo de autossustentabilidade. O valor acessível dos seus serviços aliado ao alto volume de pacientes garante que a instituição consiga manter sua saúde financeira sem descuidar da missão de oferecer saúde ocular com equidade.
O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) é uma organização que tem como missão viabilizar o acesso universal à educação pública de qualidade. Sua atuação é local, estendendo-se por seis territórios no estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas.
O ICEP atua em várias frentes, abarcando desde a formação continuada de profissionais da educação até a produção e sistematização de conhecimento. Sua metodologia é baseada no conceito de Territórios Colaborativos, envolvendo na busca por transformações sociais os diversos atores do processo educacional.
Esperamos que, com este artigo, você agora saiba o que é empreendedorismo social e que é possível empreender sem abrir mão do desejo de mudar o mundo. Além de impactar positivamente na vida de muitas pessoas, ele nos ajuda a enxergar alternativas para um futuro melhor, de modo mais ético e responsável.
Agora é sua vez! Baixe o canvas que preparamos para te ajudar a começar o seu empreendimento ainda este ano!