Qual a importância das habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho?

Tem coisas que não dependem exatamente de você, mas que têm a ver com a formação de profissionais de excelência.

Para dar alguns exemplos, podemos citar as metodologias ativas de aprendizagem, o surgimento da educação 4.0 ou mesmo as novas modalidades de curso como o ensino híbrido.

Tudo isso existe para atender melhor às expectativas relacionadas ao que o mercado de trabalho espera de você. Por outro lado, também não podemos deixar de lado a sua participação nesta jornada, afinal, suas habilidades pessoais também são muito valorizadas.

Quer saber do que estamos falando? Siga conosco!

As habilidades socioemocionais

As habilidades não são todas iguais, nem são tratadas da mesma maneira. Por exemplo, você sabia que há dois grandes grupos, as hard skills e as soft skills?

O primeiro fala dos conhecimentos técnicos necessários para desenvolver uma função na prática. Já o segundo, tem relação com sua capacidade de se relacionar.

É exatamente nesse segundo grupo onde se encontram as habilidades socioemocionais. E contar com esta competência é tão importante que uma pesquisa feita em 2017 pelo Capgemini Digital Transformations Institute mostrou que aproximadamente 60% das companhias têm dificuldades para encontrar colaboradores com boas habilidades emocionais.

Até aí, deu pra entender o valor de ser uma pessoa hábil. Mas o que são habilidades emocionais mesmo?

Elas são aptidões relacionadas ao seu comportamento como profissional, com a sua personalidade em si.

Podemos incluir na lista de habilidades socioemocionais a capacidade de um profissional ser paciente, persistente, saber controlar seus impulsos, ter a coragem para fazer o que seja necessário no momento certo, saber se comunicar, ter empatia pelos outros colaboradores e até mesmo saber lidar com frustrações.

As habilidades socioemocionais permitem que um profissional seja capaz de lidar com todos os tipos de situações que surgem na sua rotina de trabalho, tais como conflitos, a necessidade de atingir metas, superar desafios, entre outras.

É precisamente por isso que as habilidades socioemocionais são a chave para o futuro do bom profissional.

Como desenvolver habilidades socioemocionais?

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais começa ainda na faculdade, por meio do uso de técnicas e metodologias de ensino inovadoras.

Se você pensar como a tecnologia mudou a forma de aprender, vai perceber que o aluno, agora, tem muito mais participação na sua formação. Só pra dar um exemplo, a sala de aula invertida faz com que os estudantes sejam os principais decisores de seu aprendizado.

Sim, há coisas que dependem das instituições de ensino superior para a formação de excelência, mas também cabe a você aproveitar todas as oportunidades que a educação do futuro lhe oferece.

Pense bem, há alguns anos, fazer uma faculdade era fazer parte de um ensino passivo onde o aluno era um mero espectador. Hoje, é você quem está na liderança do seu futuro acadêmico e da sua carreira.

Que tal entender melhor essa mudança e como ela pode te ajudar? Continue acompanhando o blog do UniSales e fique por dentro dos melhores conteúdos para quem quer construir uma carreira de sucesso!