Categorias: Blog

EAD Digital: o que é e como funciona?

Esqueça aquele velho formato de EAD, em que o aluno aprende sozinho e sem estímulos. O Salesiano Digital ultrapassa as barreiras da graduação para propor aos estudantes desafios reais do mercado de trabalho. 

Trata-se de um formato mais moderno de graduação, que conta com a flexibilidade e autonomia da educação a distância, mas também tem reuniões ao vivo e todo o apoio de professores e mentores. 

Entre os maiores diferenciais do EAD Digital estão o aprendizado baseado em projetos e a metodologia inovadora, que inclui microlearning e desenvolvimento de habilidades.

Continue a leitura e entenda porque esse novo formato promete formar profissionais de sucesso!

Metodologia

Aqui no UniSales acreditamos que o modelo tradicional de ensino a distância não acompanhou todo o desenvolvimento tecnológico e comportamental presente hoje no mercado de trabalho. O modo como pensamos evoluiu, e o modo como aprendemos também. 

Por isso, o Salesiano Digital propõe que cada estudante seja o protagonista em seu próprio processo de aprendizado. Nossos alunos estão sempre envolvidos em projetos integradores, têm reuniões semanais com os professores e contam com o apoio de mentores experientes na profissão.

Ou seja, todas as ferramentas necessárias para adquirir conhecimento são entregues, para que, com o amparo dos docentes, os alunos sejam capazes de construir conhecimento. Trocar ideias e experiências com colegas e professores faz parte desse processo.

Ao contrário do EAD tradicional, no Salesiano Digital, o aluno não é apenas um ouvinte. Ele aplica seu conhecimento em projetos práticos e é ouvido desde o primeiro período da graduação.

Microlearning

Como a própria palavra diz, Microlearning é um método de aprendizado em pequenas parcelas. O UniSales utilizou esse método como base para elaborar conteúdos sob medida para o estudante do Salesiano Digital.

O microlearning faz um contraponto ao EAD tradicional, em que é apresentada ao aluno uma grande quantidade de textos teóricos e videoaulas gravadas. No UniSales o material didático foi repensado para que o estudante não perca tempo e retenha informações com mais agilidade.

A quantidade de conteúdo apresentada é a mesma das graduações tradicionais, mas sua apresentação é diferente. Na prática, o microlearning facilita a retenção de conhecimento, pois utiliza lições práticas e recursos audiovisuais. A assimilação é facilitada e a aplicação do conteúdo é clara.

O objetivo é que o aluno do EAD Digital consiga aprender mesmo que tenha pouco tempo disponível a cada dia, e que no futuro ele seja capaz de aplicar todo o seu conhecimento nas atividades da profissão. 

Plataforma de Aprendizagem Global

Quem cursa o Salesiano Digital tem acesso à Plataforma de Aprendizagem Global do UniSales. Nela está disponível todo o material didático, que pode ser acessado em qualquer horário e local, para que o aluno organize com autonomia sua rotina de estudos.

Nos laboratórios virtuais, os estudantes têm acesso a ferramentas que auxiliam na elaboração de projetos e nos estudos. Semanalmente, conversam ao vivo com os professores, e mensalmente se reúnem com toda a turma.

Desenvolvimento de habilidades

A metodologia inovadora do  Salesiano Digital foi pensada com objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades básicas, úteis em qualquer profissão. Aliando toda a teoria assimilada online na Plataforma de Aprendizagem Global com a prática adquirida nos projetos integradores, o aluno adquire competências e habilidades essenciais na atividade profissional. 

Devido à autonomia concedida ao estudante, ele torna-se mais proativo. Enquanto isso, nos projetos integradores ele desenvolve a capacidade de liderança e de trabalho em grupo. Já a criatividade é exercitada no momento de propor soluções para os desafios apresentados pelo curso.

Diferenciais

Mais que um curso de graduação, o Salesiano Digital proporciona uma experiência única por meio do EAD. Trata-se de um novo formato de educação a distância, que aproxima alunos de professores e de profissionais já formados, de forma que o estudante sempre tenha acompanhamento e consiga desenvolver todo o seu potencial.

No UniSales, o EAD não parece ser a distância. Conheça nossos diferenciais:

Mentoria Profissional

Ter profissionais experientes no papel de conselheiros é uma grande vantagem para quem está cursando a graduação. No Salesiano Digital, os alunos contam com uma rede de Mentoria Profissional, cujo objetivo é ajudá-los a alcançarem seus objetivos profissionais e acadêmicos.

O mentor é um voluntário capacitado e com experiência, a quem o estudante pode recorrer quando precisar de uma visão diferenciada para seus projetos e de sua vida profissional.

Além de solucionar dúvidas e aconselhar, o mentor consegue ajudar o estudante no direcionamento da carreira. No Salesiano Digital, a mentoria ocorre de acordo com a necessidade de cada estudante. 

Outra vantagem do programa de mentoria é que são criados relacionamentos com profissionais atuantes no mercado de trabalho. Assim, o estudante forma sua rede de contatos, que pode resultar em indicações e parcerias no futuro.

Orientação Individual

Para garantir que o estudante tenha todos os recursos necessários para aprender e concluir o curso com sucesso, o Salesiano Digital oferece uma orientação individual com os professores.

Funciona da seguinte forma: o aluno agenda conversas individuais com os professores, que oferecem um feedback de desempenho. As reuniões são semanais e avaliam o rendimento do estudante, além de serem um estímulo para que ele tenha foco no aprendizado.

Portal de Desafios

A cada semestre, os alunos do Salesiano Digital passam por um grande desafio acadêmico e profissional, de acordo com o conhecimento desenvolvido naquele período da graduação.

O objetivo é integrar teoria e prática, criando soluções para desafios reais de cada profissão, sob a supervisão de mentores e professores.

Os desafios são cadastrados online pela comunidade, de forma que o UniSales consiga ainda atender solicitações regionais e contribuir para uma sociedade melhor.

Para cada demanda, podem ser propostas várias soluções. Os alunos debatem entre si e com os orientadores, para então desenvolver soluções. A partir dos projetos criados pelos estudantes do UniSales, são realizadas ações dentro de empresas, na própria faculdade ou na região.

No primeiro semestre da faculdade, os estudantes já começam a construir seus portfólios com os projetos desenvolvidos. Afinal, sair da faculdade com vários projetos de sucesso é um grande diferencial no mercado de trabalho.

Entendeu porque o EAD Digital é o formato de graduação mais adequado aos desafios do futuro de qualquer profissão? Somente com ele é possível aliar as vantagens da educação a distância com experiências profissionais valiosas no seu currículo! Conheça aqui o Salesiano Digital e nossa proposta inovadora de educação a distância!