Por que escolher uma faculdade com metodologias de ensino inovadoras? - Unisales

Por que escolher uma faculdade com metodologias de ensino inovadoras?

Quantas vezes você se perguntou “por que tenho que aprender isso?” ou então se sentiu totalmente desmotivado por uma disciplina por ela ser teórica demais?

Essas situações são bastante comuns em instituições de ensino que usam a metodologia de ensino tradicional, em que o professor transmite o conteúdo e o aluno apenas ouve, sem participar efetivamente das aulas.

Mas você sabia que isso pode ser diferente? Saiba por que escolher uma faculdade com metodologias de ensino inovadoras!

Mais atividades práticas

Em faculdades que usam metodologias de ensino inovadoras, como aprendizagem ativa, gamification, ensino experiencial, entre outras, você tem mais atividades práticas do que naquelas instituições que usam a metodologia tradicional de ensino.

Essa diferença acontece porque muitas IES já perceberam que, para que os alunos tenham um aprendizado completo, é necessário aliar teoria e prática.

De fato, aprendemos apenas 10% quando lemos e somente 20% quando ouvimos um determinado conteúdo. Porém, aprendemos 95% quando temos a oportunidade de aplicar esse conhecimento.

Maior motivação

A motivação para estudar surge quando você acha o conteúdo interessante. Do contrário, tudo o que tem que ser lido, ouvido e aplicado parece chato e sem sentido.

É daí que vem perguntas como “por que eu preciso aprender isso?” ou então afirmações como “eu nunca vou usar isso na minha vida”.

Se você vê ligação entre a teoria e a prática, se consegue visualizar em quais situações reais certo conhecimento é usado, essa visão muda completamente.

Dica: saiba como estudar menos e aprender mais

É por esse motivo que as metodologias de ensino inovadoras trazem para as aulas casos reais que você enfrentaria em um dia comum de trabalho.

Assim, você entende a aplicação do conhecimento, compreende seu valor para a profissão que está estudando e fica mais motivado para ir a fundo na matéria.

Maior participação

Na metodologia de ensino tradicional, você participa das aulas fazendo perguntas sobre o conhecimento que o professor transmite. Por outro lado, nas metodologias de ensino inovadoras, você participa construindo o conhecimento.

A construção do conhecimento acontece quando você desenvolve atividades práticas e precisa resolver problemas ou encontrar soluções.

É nesse momento que entra em cena a sua criatividade e também todo o conhecimento que você adquiriu lendo, assistindo TV, conversando com outros colegas ou fazendo parte de outros projetos.

Nesse cenário, o professor se transforma em um orientador, uma fonte de conhecimento. Mas o principal ator do processo de aprendizagem é você mesmo.

Mais flexibilidade

Metodologias de ensino inovadoras incluem as tecnologias da informação e da comunicação nas aulas, ao contrário das metodologias tradicionais, que proíbem o uso de tecnologias porque elas “tiram a concentração”.

Se você está desenvolvendo um projeto em sala de aula e tem uma dúvida, nada mais natural do que fazer uma busca na internet. Afinal, o recurso está aí para ser utilizado.

Inclusive, os professores incentivam essa pesquisa, pois é aprofundando conhecimentos que você expande sua capacidade de resolver problemas, uma competência bastante valorizada pelas empresas.

Maior alinhamento com seu futuro

As metodologias de ensino inovadoras estão alinhadas com as necessidades e exigências do mercado de trabalho. Por esse motivo, não focam apenas no desenvolvimento de competências técnicas, mas também socioemocionais.

Isso significa que, além de aprender uma profissão tanto na teoria quanto na prática, você também desenvolve outras qualidades que serão um grande diferencial no seu futuro profissional, como gestão de conflitos, comunicação interpessoal, trabalho em equipe e raciocínio lógico.

Que tal conhecer outros motivos para fazer uma faculdade que investe em metodologias de ensino inovadoras? Baixe agora o e-book Educação do Futuro!