Nas últimas décadas, ampliou-se consideravelmente o acesso à educação e o uso da tecnologia passou a ser uma das bases para um processo educativo mais eficaz.
No entanto, não basta colocar a tecnologia em sala de aula. É necessário desenvolver novas formas de ensinar e aprender, levando em consideração as necessidades pessoais de cada estudante.
Sendo assim, também é preciso estar atento às inovações do setor e buscar qualificação constante para oferecer novas possibilidades aos cidadãos de amanhã.
Saiba agora o que há de novo na área de educação e como uma pós-graduação pode te ajudar a se tornar um diferencial no mercado!
Uma área transdisciplinar e que atrai cada vez mais profissionais da área de educação é a Neuropsicopedagogia. Esse campo de estudo alia a Neurociência, a Psicologia Cognitiva e a Pedagogia para diagnosticar, prevenir e reabilitar distúrbios de aprendizagem.
Essa pós-graduação capacita professores, pedagogos e profissionais de saúde para atuar em escolas, universidades, institutos educacionais, hospitais, clínicas e brinquedotecas, entre outros.
Outra formação em destaque, a educação especial e inclusiva prepara professores, pedagogos, coordenadores e diretores para desenvolver práticas inclusivas em instituições de ensino e nas salas de aula, visando à escolarização de estudantes com necessidades especiais.
Assim, o profissional especializado na área está apto a interagir e auxiliar na educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos com transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia, entre outros.
A correta aplicação e uso das tecnologias da informação e comunicação na educação também é algo que deve estar sempre na mira dos educadores.
Gamification, impressão 3D, realidade virtual e realidade aumentada são algumas das inovações que despontam como tendência para o universo educativo.
Se você gosta de unir educação e tecnologia, pode buscar uma pós-graduação em Educação que abra seus horizontes quanto às possibilidades que essas tecnologias trazem para o ambiente escolar e acadêmico.
Outra novidade que pode interessar aos profissionais do setor de educação é a gestão da aprendizagem. Essa área vem ganhando maior importância à medida que as instituições percebem que é necessário olhar para o desempenho de cada aluno individualmente.
Em uma pós-graduação em Gestão da Aprendizagem, o profissional de educação aprende a colocar a qualidade daquilo que é ensinado no centro da sua atuação, garantindo uma melhor apreensão por parte dos alunos.
Obviamente, esse esforço não é somente dos professores. Coordenadores de cursos, diretores e gestores educacionais devem estar alinhados com essa política, portanto, também são fortes candidatos para esse tipo de especialização.
Foi-se o tempo de apenas transmitir conhecimento, sem qualquer participação dos alunos. Hoje, é preciso desenvolver e aplicar metodologias de aprendizagem que coloquem os estudantes como protagonistas do seu próprio aprendizado.
É o que fazem as instituições de ensino que aplicam metodologias ativas de aprendizagem, dentre as quais podemos citar a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos e desafios.
Ter uma pós-graduação em Educação com foco em metodologias ativas de aprendizagem pode colocar qualquer profissional na dianteira do mercado, tendo-se em vista que se trata de uma tendência que está se consolidando no mercado brasileiro.
Já pensou em unir a gestão da aprendizagem às metodologias ativas? Conheça o MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação do Unisales!