Nos últimos anos, colocou-se em evidência a necessidade de se repensar as metodologias de ensino-aprendizagem de modo a proporcionar uma formação de maior qualidade aos alunos.
Foi com essa reflexão que várias instituições de ensino passaram a adotar o que chamamos metodologias ativas de aprendizagem, as quais unem teoria e prática para um aprendizado completo.
Mas existe um outro ponto que deve ser alvo da reflexão e dos esforços de quem atua na área de educação: a gestão da aprendizagem. Continue a leitura e saiba mais sobre esse conceito!
Tradicionalmente, as instituições de ensino focam seus currículos acadêmicos na quantidade de conteúdos a serem vencidos durante um semestre ou ano letivo.
As avaliações são padronizadas e consideram que todos os estudantes possuem uma evolução igual em relação ao conhecimento adquirido.
Mas sabemos que esse formato não é eficaz, pois não leva em consideração as características únicas de cada aluno.
Portanto, desenvolveu-se o que chamamos de gestão da aprendizagem, uma abordagem inovadora que foca no nível de aprendizado dos alunos. Desse modo, toda a estrutura educacional — administrativa, acadêmica, financeira e pedagógica — é pensada para promover um aprendizado integral dos estudantes.
Para desenvolver uma gestão da aprendizagem eficaz, é necessário repensar toda a estrutura escolar de modo que o processo de aprendizagem dos alunos esteja no centro de todas as políticas e decisões da instituição.
Isso significa fazer uma gestão financeira exemplar, que contemple a aquisição de recursos e materiais destinados à melhoria da aprendizagem, por exemplo. Também requer uma visão administrativa que privilegie o pedagógico, oferecendo recursos para professores e alunos.
A gestão de pessoas também entra como um fator determinante para que a gestão da aprendizagem seja bem-sucedida. Investimentos em treinamentos e qualificação profissional para os docentes, políticas de valorização e reconhecimento por resultados são essenciais.
No que tange ao projeto político-pedagógico da instituição, é fundamental adotar metodologias de ensino e aprendizagem mais atuais, que tornem os alunos protagonistas do seu próprio aprendizado. Isso sugere uma mudança substancial dos métodos utilizados em sala de aula, dando maior liberdade para a criatividade, colaboração e interdisciplinaridade.
Sabemos que a gestão da aprendizagem é algo novo para a maioria das instituições de ensino. Por isso, o UniSales decidiu contribuir para essa evolução na educação promovendo o MBA em Gestão da Aprendizagem.
Com um currículo inovador, esse curso de pós-graduação tem por objetivo formar profissionais capacitados para repensar a estrutura educacional de modo que ela se torne uma alavanca para o desenvolvimento pleno dos estudantes.
O foco em modelos híbridos de educação proporciona aos pós-graduandos uma visão diferenciada sobre os métodos de ensino-aprendizagem, contribuindo para que esses modelos se tornem o ponto de partida para uma atuação mais estratégica e personalizada no que tange à formação dos alunos.
Ficou interessado em saber mais sobre gestão da aprendizagem e os benefícios dessa abordagem para as instituições de ensino? Conheça em detalhes o MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação do UniSales e torne-se um profissional diferenciado no mercado de educação!