Como escolher a graduação certa para você?

Muitas coisas evoluíram no ensino superior nos últimos anos. A educação 4.0 chegou com tudo, a tecnologia mudou a forma de aprender e as modalidades de ensino se transformaram para trazer mais conveniência para os estudantes, como o ensino a distância.

Ainda assim, nesse novo universo de possibilidades, antes de saber como escolher a graduação certa para você, é preciso entender que há três tipos diferentes de formação: o bacharelado, a licenciatura e o tecnológico.

Que tal conhecer cada um deles com mais detalhes?

Bacharel, licenciado ou tecnólogo: que tipo de profissional você quer ser?

Podemos entender melhor as diferenças entre os três tipos de graduação se separarmos por foco da formação, tipo de diploma e duração.

Foco da formação

Os conteúdos que você vai ver em cada tipo de formação é uma das diferenças que podemos destacar para ajudá-lo a entender melhor e decidir o mais adequado no seu caso. Confira as características de cada um:

Bacharel: o bacharel é um profissional generalista, que tem, em sua matriz curricular, tanto conteúdos teóricos como práticos. O conteúdo do bacharelado é abrangente, conferindo ao estudante uma visão global sobre sua área de atuação.

Licenciado: um licenciado é capacitado por meio de uma matriz curricular que privilegia aspectos pedagógicos e didáticos. Este tipo de graduação está dirigido a formar educadores habilitados para lecionar tanto no ensino fundamental como no ensino médio.

Tecnólogo: à diferença das anteriores, o tecnólogo é essencialmente um profissional capacitado por meio de conteúdos com mais foco na prática. Aqui, temos uma formação muito mais ligada ao mercado de trabalho.

Tipo de diploma

Se você vai passar por uma formação superior, precisa saber qual é a validade e o alcance do diploma que vai obter, certo? Não importa se você vai fazer faculdade presencial, a distância ou híbrida, o diploma é de ensino superior em todos os casos.

Mas, vejamos as diferenças para você saber como escolher a graduação certa:

Bacharelado: o bacharel pode trabalhar em qualquer empresa, exceto lecionando.

Licenciatura: neste caso, o egresso tem tanto a possibilidade de trabalhar como professor nos níveis fundamental e médio como trabalhar em outras áreas, não necessariamente relacionadas à docência.

Tecnologia: neste caso, o diploma habilita diretamente para o mercado de trabalho, em cargos bastante específicos. Ou seja, um diploma que permite atender às demandas das empresas.

Duração: como escolher a graduação certa?

Um bacharelado dura de 3 a 6 anos. Já uma licenciatura pode demandar de 4 a 5 anos da sua vida. Um curso tecnológico, por sua vez, tem entre 2 e 3 anos de duração. Ou seja, há um tipo de formação para cada disponibilidade de período de estudos.

Sua escolha, qual é?

Se você tem muito interesse em uma área específica, mas ainda não sabe bem no que prefere se especializar, um bacharelado pode ser uma ótima opção. Com o título de bacharel, você resolve a questão de como escolher uma profissão e pode começar experimentando várias oportunidades antes de mergulhar de cabeça em algum segmento.

Agora, se o seu perfil é acadêmico e seu sonho é dar aulas, com um título de licenciado você pode orientar os estudos para ser capacitado a ensinar. Aqui, também é importante contar com habilidades socioemocionais, já que você vai lidar diretamente com pessoas, o tempo todo.

Por fim, se a sua vontade é realmente fazer um curso rápido e entrar direto no mercado de trabalho, um diploma como tecnólogo é o ideal. Tecnólogos são profissionais com muita certeza de suas  preferências e que, inclusive, estão atentos aos melhores cursos superiores para o mercado de trabalho.

E agora, já sabe como escolher a graduação certa para você? Se quiser saber mais  e complementar suas informações e conhecimentos sobre seu futuro como profissional, não deixe de acompanhar o nosso blog!