O que o mercado de trabalho espera de você?

O que o mercado de trabalho espera de você?

Qualquer coisa, para funcionar bem, precisa ter o melhor à sua disposição. Para dar um exemplo, pense em uma empresa: ela precisa da melhor tecnologia, das melhores técnicas e ferramentas, de uma infraestrutura de ponta e, naturalmente, de equipes eficientes.

Entre as necessidades citadas, encontrar uma mão de obra especializada é um dos principais problemas das companhias e pode até afetar o crescimento do país. De fato, a gente pode pensar o mercado de trabalho como uma competição.

E como se ganha da concorrência? Sendo o melhor, é claro!

O que o mercado de trabalho espera de mim?

Antes de pensar o que o mercado de trabalho espera de você, é preciso entender o que define um bom profissional. Ou seja, do que está feita aquela pessoa tão buscada para ocupar um posto? Quais devem ser suas qualidades, iniciativas, capacidades e características?

Para ficar mais claro, selecionamos algumas informações para que você possa entender o que o mercado de trabalho espera de um jovem profissional. Confira:

Resiliência

Entre as habilidades do profissional do futuro, a resiliência é uma das características que servem, inclusive, para a vida pessoal. Ou seja, trata-se da capacidade de recuperação de um indivíduo frente a problemas que possam surgir na rotina de trabalho.

Imagine que aconteceu um inconveniente na linha de montagem e isso afetou toda a produção do dia. Você iria cruzar os braços e esperar a solução cair do céu?

Claro que não! Como bom profissional, o melhor é buscar alternativas para seguir com os trabalhos, acionar rapidamente a assistência técnica ou aproveitar o tempo para adiantar outros serviços.

Multiculturalidade

Multi-o-quê? Para você entender melhor, o mundo e a sociedade estão cheios de características diferentes. Assim, podemos entender que há várias formas de fazer a mesma coisa, cada cultura tem a sua maneira de lidar com suas necessidades específicas.

Então, quando pensar no que o mercado de trabalho espera de você,  entenda que uma pessoa que conhece várias culturas tem mais capacidade para propor soluções alternativas.

Sabe aquele termo “pensar fora da caixa”? Isso significa que uma pessoa é capaz de expandir seu raciocínio e criatividade.

Relacionamento interpessoal

Você pode ser o maior especialista em algo, mas se não souber se relacionar com as equipes com as quais desenvolve suas atividades profissionais, provavelmente todo o seu conhecimento será em vão.

É necessário contar com habilidades socioemocionais para conseguir fazer com que ideias se materializem como resultados. Mas, o que o mercado de trabalho espera de você neste sentido?

Que você possa estabelecer vínculos, estimular as pessoas a realizar suas tarefas, saber ouvir, ter um olho crítico para entender o contexto no qual inserido e respeitar sua equipe de trabalho.

Comunicação

Tudo isso que comentamos sobre o que o mercado de trabalho espera de você também precisa ser acompanhado de uma excelente capacidade de comunicação.

Imagine ser resiliente, multicultural, relacionar-se bem, mas não conseguir comunicar o que você quer compartilhar com os outros?

É a comunicação que viabiliza as relações sociais, que permite que você tenha suas ideias compreendidas e que constrói a base de um bom networking. Sendo assim, ela é indispensável para quem quer se dar no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe o que o mercado de trabalho espera de você, invista na sua carreira. Venha para o Centro Universitário Salesiano!

Logo Unisales