Tecnólogo é graduação? Tire essa e outras dúvidas!

Tecnólogo é graduação? Tire essa e outras dúvidas!

Não faz muito tempo, compartilhamos aqui no blog um post que comparava as vantagens e desvantagens do curso técnico e da faculdade, lembra? Hoje, queremos seguir falando sobre uma dúvida também muito comum dos vestibulandos: tecnólogo é graduação?

Pra começo de conversa, já vamos adiantar a resposta sobre a questão principal deste artigo: sim, tecnólogo é graduação. Ou seja, tecnólogo é o termo que define quem se forma em um curso tecnológico, também chamado de Curso Superior de Tecnologia pelo MEC (Ministério da Educação). Mas isso não é tudo.

Continue a leitura e descubra tudo sobre os cursos tecnológicos!

 

Tipos de graduação

Há três tipos de graduação superior no Brasil: tecnológica, licenciatura e bacharelado. Naturalmente, muita coisa muda entre elas, seja em relação ao tempo de estudo, foco da formação e até mesmo absorção no mercado de trabalho.

Mas, como escolher a graduação certa para você? Bom, para isso, é preciso entender as diferenças entre os níveis de formação e responder de vez suas dúvidas sobre se tecnólogo é graduação. Vejamos:

 

Bacharelado

O bacharelado é uma formação generalista. Neste nível de estudos, o estudante tem uma visão mais ampla do seu campo de atuação e pode seguir sua formação cursando especializações para aprofundar seus conhecimentos.

 

Licenciatura

Neste caso, a matriz curricular capacita o estudante com matérias que focam na possibilidade de transmitir conhecimentos, como professor. O título, aqui, habilita o egresso a dar aulas tanto no ensino médio como no fundamental. Para usar o termo mais correto, esta formação prepara para o magistério.

 

Tecnológico

Agora é hora de falar do terceiro integrante, e que responde à pergunta se tecnólogo é graduação. Se os outros dois preparam de forma generalista e com foco em dar aulas, respectivamente, essa formação aposta tudo na capacitação para o mercado de trabalho. Para isso, as matérias deste curso têm muito mais foco na prática.

 

O que o tecnólogo tem a seu favor?

Além de saber que tecnólogo é graduação superior, veja quais são as outras vantagens de escolher essa formação:

Menos tempo de duração: os cursos tecnológicos têm entre 2 e 3 anos de duração, o menor tempo entre as formações superiores.

Foco no mercado de trabalho: com uma matriz curricular totalmente focada na prática, o tecnólogo tem a certeza de que vai sair para o mercado com conhecimentos especificamente pensados para atender às demandas das empresas.

Aulas mais práticas: se as matérias são pensadas com atenção à prática, as aulas acompanham esse raciocínio. Você vai colocar as mãos na massa, aprender durante a faculdade e evitar surpresas quando for para o mundo real.

O aluno se torna um especialista ainda na graduação: ainda que o curso tenha uma menor duração, o curso capacita os estudantes com conteúdos aprofundados em sua área em particular.

Diploma: já que a formação tecnológica é considerada um curso superior, isso permite que o egresso possa fazer pós-graduações e participar de concursos.

Como você pode ver, os cursos tecnológicos têm muitas vantagens e preparam você para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Porém, não pare por aqui! Acesse o site do UniSales e conheça todos os cursos que disponibilizamos para você!

Logo Unisales