Como escolher uma profissão sem se arrepender depois? - Unisales

Como escolher uma profissão sem se arrepender depois?

Como escolher uma profissão? Essa pergunta nem sempre é fácil de ser respondida. Ainda mais, quando somos jovens e as possibilidades de carreira são praticamente infinitas.

Mas, com a ajuda de alguns pequenos hacks, é possível entender melhor seu perfil e quais cursos superiores têm mais afinidade com a sua personalidade. E a partir dessa análise, criar um método para identificar como escolher uma profissão sem se arrepender depois.

Continue a leitura e confira nossas dicas para acertar em cheio na escolha da sua profissão!

Conheça seu perfil

Quais são as características que definem você? Por exemplo: você é mais  visual, cinestésico ou auditivo? Conhecer o seu perfil pode ajudar a saber como escolher uma profissão de forma mais certeira!

Os visuais são indivíduos mais ágeis, dinâmicos, precisam sempre estar em movimento e envolvidos com alguma atividade. Este perfil tem mais afinidade com carreiras que abrem portas na gestão de processos, como Administração, Arquitetura, Gastronomia, etc.

Os sinestésicos são bastante extrovertidos, se desenvolvem melhor em ambientes onde se trabalha em equipe. Carreiras como Comunicação Social, Marketing ou mesmo atividades relacionadas a vendas são boas portas a explorar na hora de definir qual profissão escolher.

Os auditivos são metódicos, tranquilos e sistemáticos. Gostam de tudo organizado e funcionando de acordo com o necessário. Por exemplo, são pessoas com afinidade em cursos como Engenharias, Contabilidade, Matemática, entre outras.

O que você gosta de estudar?

Entre todas as matérias que você tem na escola, quais são as que mais conseguem manter sua atenção? Quais são aquelas você aprende com facilidade, nem percebe o tempo passar e consegue falar sobre elas a qualquer momento?

Estas disciplinas que “parecem com você” são um claro sinal das suas afinidades tanto teóricas como práticas. Tem gente que simplesmente ama as aulas de português, já outros nem piscam os olhos na hora de estudar história, há ainda quem tem mais afinidade com cálculos, e a lista segue.

Ou seja, por que não aproveitar esse interesse e escolher um curso superior que tenha mais conteúdos parecidos?

Faça uma orientação vocacional

A orientação vocacional nasceu há muito tempo, ali pelos anos 1950. De fato, mais do que esperar que esta avaliação decida por você, vale a pena ficar atento às carreiras que uma orientação vocacional pode indicar.

Participar de uma orientação vocacional dá uma mão na hora de saber como escolher uma profissão que tenha mais a ver com suas habilidades, e não estranhe se saírem cursos meio diferentes, como Direito e Arquitetura.

Isso não é um resultado estranho. É você que apresenta as características necessárias para seguir por um destes caminhos.

E agora?

A resposta é uma somatória de coisas. Você não pode ignorar o que o mercado de trabalho espera de você nem a necessidade de saber quais são as suas melhores competências, sejam as suas habilidades socioemocionais ou mesmo conhecimentos técnicos.

E já que você chegou até aqui e entendeu melhor como escolher uma profissão, dê o próximo passo e saiba quando escolher vestibular agendado ou tradicional!