Faculdade de Biomedicina: o que é e o que se estuda neste curso? - Unisales

Faculdade de Biomedicina: o que é e o que se estuda neste curso?

O curso de Biomedicina é relativamente recente em comparação a outros, com apenas 50 anos de existência. Por isso, muita gente fica na dúvida sobre a profissão e o que se estuda. É algo ligado à Biologia? À Medicina? É uma mistura dos dois?

Para que você possa entender mais sobre essa graduação e identificar se a faculdade de Biomedicina é a escolha certa, criamos esse artigo com todos os detalhes. Confira!

O que é Biomedicina?

A Biomedicina integra a área da saúde e une conhecimentos de Biologia e de Medicina.

É um ramo voltado para a pesquisa e análise, no qual o profissional se aprofunda nas doenças e suas origens, identificando quais são os melhores medicamentos e vacinas que para combatê-las.

Sabe os exames a que os pacientes são submetidos para identificar o que há de errado no funcionamento do organismo? É o biomédico quem avalia desde células e tecidos até os resíduos coletados nesses exames para que a equipe médica dê um diagnóstico mais preciso.

Como a Biomedicina é um campo vasto, você vai perceber que é possível atuar em vários segmentos ou especializar-se em um ou dois, tornando-se um profissional diferenciado no mercado.

Quais matérias são estudadas?

Para ser capaz de desempenhar suas funções no mercado de trabalho, o aluno da faculdade de Biomedicina conta com disciplinas como: Anatomia, Fisiologia, Imunologia, Biofísica, Genética, Farmacologia, Parasitologia Clínica, Citopatologia, Saúde e Saneamento Ambiental, dentre muitas outras.

No decorrer do curso, o estudante lida com teoria aliada à prática. Por isso, muitas das matérias necessitam de laboratórios, onde se aprendem as várias etapas de análises e como identificar os agentes causadores de doenças, assim como as possíveis soluções.

Biomedicina: áreas de atuação

A faculdade de Biomedicina abre um grande leque de possibilidades para o profissional. Isso porque é um curso que abrange diversas competências e habilidades.

As análises clínicas estão entre as principais atuações da área, onde é necessário realizar exames clínicos com o intuito de descobrir causadores de enfermidades.

Seguindo o mesmo ramo, é possível atuar como patologista, estudando a fundo as doenças e as melhores maneiras de diagnosticá-las.

Genética também é um campo que vem evoluindo e tem oportunidades para o profissional. A pesquisa é o ponto forte e é necessário analisar caracteres hereditários e a função dos genes de cada indivíduo.

O biomédico pode trabalhar até como sanitarista, atuando em órgãos de vigilância sanitária e identificando o que pode ser prejudicial no ambiente para a saúde do ser humano.

Outra área é a de toxicologia, analisando cosméticos, medicamentos, venenos e outras substâncias para verificar o quão tóxicas podem ser.

Dê início à faculdade de Biomedicina!

Curtiu saber mais sobre a faculdade de Biomedicina e quer ingressar na graduação?

Aqui no UniSales você conta com laboratórios equipados para aprender na prática tudo o que precisa saber para se dar bem no mercado de trabalho.

Além disso, com um corpo docente qualificado e experiente, as aulas se tornam mais dinâmicas e repletas desafios para você se sentir motivado com o seu aprendizado.

Podemos contar com você no início das aulas? Então inscreva-se agora mesmo para o processo seletivo do UniSales e torne-se um biomédico de sucesso!