Em todo o mundo, 90 inspetorias e mais de quatro mil obras educativas, sociais e pastorais integram o trabalho dos Salesianos de Dom Bosco pela promoção da educação, ação social e evangelização da juventude. Este trabalho foi iniciado pelo próprio São João Bosco, com os jovens em condições de vulnerabilidade das ruas de Turim (Itália), em 1846, no Oratório Festivo São Francisco de Salles, no bairro de Valdocco.A Inspetoria São João Bosco (ISJB), mantenedora do Centro Universitário Salesiano – UniSales, é uma entre as cinco inspetorias brasileiras que organiza este trabalho no país. Atuando nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal, a Inspetoria mantém 12 escolas de educação básica, 10 obras e projetos sociais, além de espaços dedicados à evangelização da juventude.
No Espírito Santo, a Presença Salesiana mantém, além do UniSales, duas unidades do Colégio Salesiano Vitória, cinco unidades (matriz e quatro polos) do Centro Salesiano Aprendiz (CESAM-ES), o curso Pré-Vestibular Dandara e o Oratório Festivo.
A Católica de Vitória agora é UniSales. Mas a mudança está muito além do nome: junto vem uma nova metodologia, um novo posicionamento e uma nova forma de atuar que queremos compartilhar com cada um que faz parte da nossa história.