Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é?

A partir da lei federal 10.861/2004, foi instituída na Católica de Vitória, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem a finalidade de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Logo CPA

Objetivos

  • Realizar um processo partilhado de produção de conhecimento sobre o Centro Universitário Católico de Vitória, que torne possível a revisão e aperfeiçoamento de suas práticas, tendo como referências o PDI e o PPI;
  • Implantar um sistema de informação e divulgação de dados, ágil e preciso, com a participação dos diferentes segmentos do Centro Universitário, garantindo a democratização das ações;
  • Efetivar análise contínua da ação educativa buscando vê-la com clareza, profundidade e abrangência;
  • Implantar uma cultura de avaliação orientada por um processo reflexivo, sistemático e contínuo sobre a realidade institucional;
  • Acompanhar a missão e avaliar o plano de desenvolvimento, a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão, a responsabilidade social da instituição, a infraestrutura física, a comunicação com a comunidade e a organização e gestão da instituição;
  • Avaliar a eficácia da autoavaliação institucional;
  • Acompanhar as políticas de atendimento aos estudantes e egressos.

Composição

Composição

Prof. Danilo Camargo Santos

Coordenador de Ciências Biológicas
Composição

Profa. Juliana Oliosi Calheiros

Representante do Corpo Docente
Composição

Prof. Wesley Lucas Breda

Representante do Corpo Docente
Composição

Profa. Jeremias Campos Simões

Representante dos Coordenadores de Curso
Composição

Profa. Christiane Curi Pereira

Representante dos Coordenadores de Curso
Composição

Sr. Vinícius Rossi Vacari

Representante dos Técnicos-Administrativos
Composição

Sr. Elder do Nascimento Lopes

Representante dos Técnicos-Administrativos
Composição

Sr. Gustavo Fernandes Siqueira

Representante dos Técnicos-Administrativos
Composição

Valérya Pereira das Neves

Representante do Corpo Discente
Composição

Laercio Jorge de Souza Ramos Junior

Representante do Corpo Discente
Composição

Weliton Adriano Fiorese

Represente da sociedade civil
Composição

Kamila Vieira de Moura

Secretaria da CPA

Como ocorre a Avaliação Institucional?

Cada segmento da comunidade acadêmica responde a um número específico de perguntas fechadas sobre a qualidade dos serviços prestados por cada setor da Instituição que aquele segmento tem acesso direto no seu cotidiano acadêmico/profissional, conforme mostra o quadro abaixo. É importante salientar que a última pergunta de todos os questionários é aberta, sendo um espaço para que o respondente deixe críticas, elogios e sugestões sobre o tema abordado.

Como ocorre a Avaliação Institucional?

Para qualquer questionário, o respondente tem cinco alternativas para responder cada pergunta fechada, sendo:

MUITO BOM (MB)

Quando o respondente se encontra totalmente satisfeito com o tema abordado pela pergunta.

BOM (B)

Quando o respondente se encontra mais satisfeito do que insatisfeito com o tema abordado pela pergunta

REGULAR (R)

Quando o respondente percebe que há um equilíbrio entre o grau de satisfação e de insatisfação com o tema abordado pela pergunta

FRACO (F)

Quando o respondente se encontra mais insatisfeito do que satisfeito com o tema abordado pela pergunta.

MUITO FRACO (MF)

Quando o respondente se encontra totalmente insatisfeito com o tema abordado pela pergunta.

Todos os questionários são aplicados de forma eletrônica. Para os corpos docente e discente é utilizado o Portal Acadêmico. Para o corpo técnico administrativo é utilizado o formulário eletrônico “Google Docs”, devido a facilidade de aplicação e utilização por parte dos funcionários, agilidade, transparência, segurança e sigilo do processo.

Formas de divulgação de resultados

Banners e painéis afixados em murais da instituição

  • Redes sociais oficiais da instituição;
  • Reunião de Colegiado de Curso;
  • Reunião de Líderes de Turma;
  • Reunião de Coordenadores de Curso e Gestão;
  • Reunião dos Gestores de Técnicos Administrativos;
  • Semana de Formação Docente;
  • Semana de Formação Técnico Administrativo;
  • Visita dos Coordenadores de Curso às salas de aula;

Relatórios

Anualmente, a CPA envia ao MEC o relatório de autoavaliação Institucional no qual são apresentados os dados da autoavaliação institucional tendo como base as 10 dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e distribuídas nos eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

O relatório tem como eixo orientador, para o seu desenvolvimento, os tópicos apresentados no núcleo básico e comum, conforme expresso no documento “Orientações Gerais para o Roteiro de Autoavaliação das Instituições, INEP, 2004”, a Portaria 92 de 31/01/2014 e a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65 de 09 de outubro de 2014, além da Lei nº 10861 de 14de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

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