A Pastoral Universitária se torna indispensável para fomentar e promover o diálogo cultural, artístico e social, dinamizando e despertando a convivência fraterna entre os membros da comunidade universitária.

Programação
Rodas de conversa
Toda última sexta do mês
Grupo de Oração Universitário
Segunda 20h20 e Terça às 09h
Missas
Todos os dias às 06h30
Toda última terça do mês às 18h
Toda segunda terça do mês às 19h30
Todo domingo, às 9hContatos
Coordenadora de Pastoral
FAÇA PARTE
DA PASTORAL
SALESIANA
Siga-nos no



NOSSO FUNDADOR SÃO JOÃO BOSCO
“Basta que sejais jovens para que eu vos ame.”
Aos nove anos teve um sonho que ficou gravado na memória e no coração. No sonho, um grande pátio onde estavam reunidos vários meninos que não só se divertiam, mas também blasfemavam. Ao ouvir as blasfêmias, se lançou no meio deles, procurando à força obrigá-los a se calarem. Nesse momento, apareceu ao lado dele um homem majestoso, com o rosto cheio de luz que lhes disse: “Não com pancadas, mas com a mansidão e a caridade deverás conquistar estes teus amigos”. Confuso e espantado, respondeu que não passava de um menino pobre, e perguntou como poderia educá-los, o homem respondeu: “Eu te darei a Mestra, sob cuja disciplina podes tornar-se sábio, e sem a qual toda sabedoria se torna insensatez”. O sonho se tornou realidade, e ele guiou os jovens pelo caminho da santidade simples, serena e alegre. São João Bosco, lutou incansavelmente pela dignidade dos jovens perante os desafios do mundo.
Ana Júlia Ferrari – Acadêmica do curso de Psicologia
“Fiz tudo quanto soube e pude pelos jovens, que são o amor de toda minha vida”
Dom Bosco
A Pastoral Salesiana
A Pastoral Salesiana tem como prioridade espiritualidade de Dom Bosco no anúncio da Alegria do Evangelho, entre diversas atividades. Dentre as ações, destacam-se: Acolhida Salesiana; formação permanente dos/as professores/as nas semanas pedagógicas; formação permanente do corpo técnico-administrativo e dos/as educadores/as de apoio; gestão da pastoral universitária; encontros de formação de lideranças juvenis salesianas; projetos socioambientais interdisciplinares em sintonia com a extensão; ações em prol do Oratório; participação das atividades da Arquidiocese de Vitória. Articuladas a partir de nossas realidades concretas, as atividades da Pastoral procuram responder de forma profética e evangélica aos desafios do contexto sociocultural e político de nosso tempo, comprometendo-se com a missão da Igreja na promoção da justiça, da paz e na defesa dos pequenos/as e oprimidos/as, formando “bons cristãos e honestos cidadãos”. Dessa forma, a Pastoral Salesiana contribui com uma proposta educativa para a criação de gestos concretos de solidariedade e vida cristã. Por isso, se posiciona sempre aberta ao diálogo e à colaboração com as diversas culturas e tradições religiosas. Assim, as metas de todos os esforços pastorais estão direcionadas para a promoção do Reino de Deus e a construção da Civilização do Amor, a partir da santidade missionária do carisma Salesiano.
Gabriela Couto – Acadêmica do curso de Psicologia