Pastoral Universitária Salesiana

A Pastoral Salesiana do UniSales oferece à comunidade estudantil oportunidades de integrar o estudo acadêmico e as atividades para-acadêmicas aos princípios religiosos, integrando-se, assim, fé e vida mediante a espiritualidade cristã. E o crescimento de toda comunidade educativa, no exercício de ensinar e aprender.

A Pastoral Universitária se torna indispensável para fomentar e promover o diálogo cultural, artístico e social, dinamizando e despertando a convivência fraterna entre os membros da comunidade universitária.

Pastoral Universitária

Programação

Rodas de conversa

Toda última sexta do mês

Grupo de Oração Universitário

Segunda 20h20 e Terça às 09h

Missas

Todos os dias às 06h30

Toda última terça do mês às 18h

Toda segunda terça do mês às 19h30

Contatos

Padre Adenilson Lopes Rubim

Pastoral Juvenil – Unisales, Colégios e CESAM-ES

(27) 3331-8500
adenilson@salesiano.br

Nataly Senna Gerhardt Barraqui

Coordenadora de Pastoral

(27) 3331-8661
nbarraqui@salesiano.br

FAÇA PARTE
DA PASTORAL
SALESIANA

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
São João Bosco

NOSSO FUNDADOR SÃO JOÃO BOSCO

“Basta que sejais jovens para que eu vos ame.”

Aos nove anos teve um sonho que ficou gravado na memória e no coração. No sonho, um grande pátio onde estavam reunidos vários meninos que não só se divertiam, mas também blasfemavam. Ao ouvir as blasfêmias, se lançou no meio deles, procurando à força obrigá-los a se calarem. Nesse momento, apareceu ao lado dele um homem majestoso, com o rosto cheio de luz que lhes disse: “Não com pancadas, mas com a mansidão e a caridade deverás conquistar estes teus amigos”. Confuso e espantado, respondeu que não passava de um menino pobre, e perguntou como poderia educá-los, o homem respondeu: “Eu te darei a Mestra, sob cuja disciplina podes tornar-se sábio, e sem a qual toda sabedoria se torna insensatez”. O sonho se tornou realidade, e ele guiou os jovens pelo caminho da santidade simples, serena e alegre. São João Bosco, lutou incansavelmente pela dignidade dos jovens perante os desafios do mundo.
Por conta disso, Dom Bosco, foi proclamado “Pai e mestre da Juventude”, pelo Papa João Paulo II. São João Bosco, fundou a congregação dos Salesianos na cidade de Turim (Itália). O nome “salesiano” vem de “Sales”, uma homenagem a São Francisco de Sales, um santo da devoção de Dom Bosco, que o inspirava na docilidade, amabilidade e paciência. Os salesianos estão presentes em 132 países. São milhões de jovens atendidos em nossas obras sociais, escolas, universidades, editora, missões e paróquias. No Brasil, apresenta 06 Inspetorias, o Estado do Espírito Santo, faz parte da Inspetoria São João Bosco, composta também pelos Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás e Tocantins. A missão de Dom Bosco, inspira todos/as aqueles/as que se deixam orientar pela sua espiritualidade e pelo seu método, onde a santidade é uma santidade para os jovens e com os jovens, pois na procura da santidade, “os jovens e os Salesianos caminham juntos/as”.
São João Bosco

Ana Júlia Ferrari – Acadêmica do curso de Psicologia

“Fiz tudo quanto soube e pude pelos jovens, que são o amor de toda minha vida”

Dom Bosco

A Pastoral Salesiana

A Pastoral Salesiana tem como prioridade espiritualidade de Dom Bosco no anúncio da Alegria do Evangelho, entre diversas atividades. Dentre as ações, destacam-se: Acolhida Salesiana; formação permanente dos/as professores/as nas semanas pedagógicas; formação permanente do corpo técnico-administrativo e dos/as educadores/as de apoio; gestão da pastoral universitária; encontros de formação de lideranças juvenis salesianas; projetos socioambientais interdisciplinares em sintonia com a extensão; ações em prol do Oratório; participação das atividades da Arquidiocese de Vitória. Articuladas a partir de nossas realidades concretas, as atividades da Pastoral procuram responder de forma profética e evangélica aos desafios do contexto sociocultural e político de nosso tempo, comprometendo-se com a missão da Igreja na promoção da justiça, da paz e na defesa dos pequenos/as e oprimidos/as, formando “bons cristãos e honestos cidadãos”. Dessa forma, a Pastoral Salesiana contribui com uma proposta educativa para a criação de gestos concretos de solidariedade e vida cristã. Por isso, se posiciona sempre aberta ao diálogo e à colaboração com as diversas culturas e tradições religiosas. Assim, as metas de todos os esforços pastorais estão direcionadas para a promoção do Reino de Deus e a construção da Civilização do Amor, a partir da santidade missionária do carisma Salesiano.
São João Bosco

Gabriela Couto – Acadêmica do curso de Psicologia

Logo Unisales