Faculdade de Ciências Biológicas: licenciatura ou bacharelado, qual escolher? - Unisales

Faculdade de Ciências Biológicas: licenciatura ou bacharelado, qual escolher?

Você sempre se interessou por saber como o organismo dos seres vivos funciona, quais são seus hábitos, como se reproduzem e do que se alimentam? Então, Ciências Biológicas é, sem dúvida, uma excelente opção de carreira para você.

Durante a faculdade de Ciências Biológicas, você entra em contato com uma série de conhecimentos que o qualificam para duas principais habilitações: licenciatura e bacharelado.

Neste artigo, você vai entender melhor qual delas está mais alinhada com seus objetivos e, ao final, poderá escolher o melhor curso superior. Vamos em frente?

O que se estuda em Ciências Biológicas?

A graduação em Ciências Biológicas conta com uma matriz curricular que permite aprofundar seus conhecimentos sobre os organismos vivos.

As disciplinas vão desde análises e descrições histológicas e citológicas em humanos e vegetais à genética, passando por diferentes habitats e pesquisas biotecnológicas.

No bacharelado, o aprendizado é voltado para trabalhar com pesquisas e projetos ambientais. Portanto, durante a graduação, você não tem disciplinas para formação de professores.

Na licenciatura, por outro lado, além das disciplinas específicas da área, você conta com uma carga horária considerável de disciplinas que o preparam para ministrar aulas, como didática, métodos avaliativos, entre outras.

Ciências Biológicas: o que faz o profissional?

Os alunos que fazem faculdade de Ciências Biológicas encontram várias formas de atuação no mercado. Como o curso abrange muitos conhecimentos, isso permite que o biólogo tenha opções versáteis.

O profissional pode atuar como professor de Biologia, fazer pesquisas diversas, trabalhar com botânica, controle de pragas e vetores, bioinformática, genética, zoologia, biotecnologia, projetos ecológicos em prol da preservação ambiental, entre muitas outras possibilidades.

Tudo vai depender de qual habilitação você escolher.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas?

Na hora de fazer a inscrição para o vestibular de Ciências Biológicas, o aluno se depara com duas alternativas: bacharelado e licenciatura. A diferença está no campo de atuação do profissional formado.

A licenciatura em Ciências Biológicas torna o profissional apto a ministrar aulas de Biologia para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, além de cursos técnicos e pré-vestibulares. Ou seja, quem quer atuar como educador deve optar por essa modalidade.

Já o bacharelado em Ciências Biológicas forma o profissional para trabalhar com pesquisas e outros ramos fora da sala de aula. Sendo assim, o bacharelado é mais abrangente, permitindo ao biólogo trabalhar em indústrias, órgãos públicos, empresas, ONGs, zoológicos, centros de atendimento a animais silvestres, entre outros.

Qual opção é melhor: licenciatura ou bacharelado?

A resposta para essa pergunta vai depender de como você quer atuar no mercado de trabalho, considerando também o seu perfil.

Se você se imagina como professor, com boa oratória, passando todo o seu conhecimento para os alunos, então a melhor escolha para você é fazer licenciatura em Ciências Biológicas.

Caso ministrar aulas não seja seu objetivo atual, o melhor é optar pelo bacharelado. Assim, você terá mais oportunidades de praticar a Biologia e, mais tarde, caso decida ingressar no setor acadêmico, poderá cursar uma pós-graduação ou curso de formação de professores.

Aqui no UniSales você pode escolher entre licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas. Pode até cursar as duas habilitações, eliminando as matérias correspondentes na segunda graduação.

Gostou da ideia? Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso processo seletivo!