CPA Divulga realizações e melhorias apontadas por comunidade acadêmica do UniSales - Unisales
  • Home
  • Notícias
  • CPA Divulga realizações e melhorias apontadas por comunidade acadêmica do UniSales

CPA Divulga realizações e melhorias apontadas por comunidade acadêmica do UniSales

Ao longo de todo o ano de 2022, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Salesiano (UniSales) trabalhou pela implementação de melhorias e adequações institucionais apontadas pela autoavaliação realizada com base na análise do ano anterior (2021). O trabalho foi divulgado no Relatório de Autoavaliação Institucional 2022.

A Comissão, formada por representantes de professores, estudantes, funcionários técnico- administrativos e representantes da sociedade civil, trabalha para contribuir com as melhorias institucionais, por meio de avaliações regulares para a melhorar a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.

Dentre as iniciativas elencadas pelo relatório, destacam-se:

1. Maior interação com instituições parceiras:

Conforme apontado no item 18, do Eixo 3 (Políticas Acadêmicas) do Relatório de Autoavaliação Institucional 2022, uma das necessidades identificadas na autoavaliação foi a de ampliar a interação do UniSales com instituições parceiras.

Ao longo do ano de 2022, diversas iniciativas nesse sentido foram realizadas pela instituição. Algumas das que se destacam estão relacionadas à realização de eventos como a Conexão Salesiana, em parceria com a UniSAL e a IX Conferência das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS) da América Latina.

Algumas atividades também envolveram empresas capixabas do ramo de educação e inovação, como o hub de inovações Base 27 e a startup Be Water.

2. Ampliação da participação em eventos e publicações científicas:

Como uma iniciativa para ampliar a participação da comunidade acadêmica do Centro Universitário Salesiano (UniSales) em eventos voltados para a Iniciação Científica, uma das necessidades apontadas no item 20, eixo 3 do Relatório, surgem a publicação do edital de Projetos de Iniciação Científica, com o primeiro sendo publicado em 2022/2, bem como a promoção do evento “Jornada de Iniciação Científica”.

O item seguinte (21) do mesmo eixo aborda a elaboração de artigos e publicações, principalmente relacionadas a projetos que geraram Trabalhos de Conclusão de Curso, com alto grau de qualidade. Em resposta, durante o ano de 2022 a Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica do UniSales procurou estimular a publicação de artigos científicos na revista “Ciência na Prática”, além de abordar o tema em semana de formação docente.

3. Ampliar e aproximar a relação da instituição com egressos:

A necessidade foi apontada conforme o item 24 do eixo 3 do relatório, que observa a necessidade de “Planejar campanhas para ampliar o relacionamento com os egressos da Instituição”.

Embora não tenham sido realizadas campanhas de forma institucional, a relação entre a instituição e egressos foi estreitada por meio de convites para participação em palestras, eventos institucionais, oficinas e em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso.

4. Oferta de capacitações para educadores técnico-administrativos e coordenadores de curso:

Em cumprimento à necessidade apontada no item 28 do eixo 4 (Políticas de Gestão) do relatório, a instituição ofertou capacitações internas diferenciadas, como a formação básica em Libras, sobre a metodologia educacional do UniSales e várias ações de capacitação durante a Sipat 2022.

Já os Coordenadores de Curso (conforme necessidade apontada pelo item 29 do eixo 4), tiveram a oportunidade de participar da IX Conferência das Instituições Salesianas de Ensino Superior.

5. Ampliação da sala dos professores:

A reformação de ampliação da sala dos professores foi iniciada no fim de 2021 e, a nova estrutura da sala foi disponibilizada aos docentes já no início do semestre de 2022/01.

A reforma atendeu à necessidade apontada pelo Relatório de Autoavaliação no item 33 (eixo 5).

6. Ampliação de acessibilidade ao Ginásio Dom Bosco e Ciasc:

A pintura de faixas de pedestres, o caminho acessível para cadeirantes até o Centro Integrado de Atenção à Saúde da Comunidade (Ciasc) e a manutenção da rota tátil na área do Campus e que permitem acesso ao Ginásio Dom Bosco e ao Ciasc são necessidades que foram identificadas na autoavaliação de 2021, conforme apontado no relatório sob os itens 36 do Eixo 5 (Infraestrutura Física), foram aprimorados.

7. Melhoria da faixada:

A pintura e os investimentos na faixada externa do UniSales, conforme apontado no item 38 (Eixo 5) do Relatório, atendeu a necessidade de revitalização do aspecto visual da instituição, principalmente nas obras realizadas na Arena Dom Bosco.

8. Maior número de Salas de Aulas:

De acordo com as informações apuradas pela Autoavaliação Institucional de 2021, a ampliação das salas e o aumento do número de salas formatadas para o padrão de aulas com metodologias ativas, como apontado no item 34 do eixo 5 do relatório.

Considerada central para modelo pedagógico do UniSales, as metodologias ativas permitem aos educadores posicionarem os estudantes como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A solicitação da ampliação deste modelo por parte da comunidade acadêmica reflete o sucesso da proposta, que passa a ser desejada por todos os estudantes da instituição.

O processo de ampliação dos equipamentos de metodologias ativas é contínuo. Durante o ano de 2022, o número de salas deste modelo foi ampliado, totalizando 55 salas, além da compra de novas mesas e cadeiras, as quais ficam organizadas em círculos nessas salas de aula.

9. Melhoria da Biblioteca

Em 2022 foi criado mais um laboratório de informática na biblioteca UniSales. Esta adequação garantiu mais recursos para os alunos e permitiu a facilidade da integração entre biblioteca e laboratório de informática, permitindo mais uma opção de agendamento.  Além disso, durante o ano de 2022, foram adquiridos 249 novos títulos e 551 novos exemplares para a Biblioteca.

As médias de satisfação com a infraestrutura (4,49) e com o de atendimento (4,75) da Biblioteca são uma importante potencialidade do UniSales, o que aponta o equipamento como mostra uma importante potencialidade do UniSales.

10. Novo estúdio de gravação:

Uma das melhorias mais impactantes para os estudantes dos cursos semipresenciais do UniSales e do Salesiano EAD foi a implementação do novo estúdio de gravação de vídeos. Contando com estrutura que têm amparado a oferta de cursos no formato EAD o novo estúdio tem amparado, entre outras novidades, a expansão do Salesiano EAD para 10 polos em 4 estados do Brasil.

11. Nova Sala de Dança:

A partir das demandas identificadas nos relatórios anteriores, também foram alteradas as instalações da Sala de Dança, utilizada principalmente pelos estudantes do curso de Educação Física, mas que também comporta atividades de outros cursos e do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória.

12. Reformas de Infraestrutura:

Além das necessidades mais amplas e específicas abordadas, diversas reformas de infraestrutura foram realizadas para melhor acomodar toda a comunidade educativa e externa do UniSales.

Dentre estas, estão: reforma da sala do complexo esportivo e da coordenação de serviços, reforma do telhado do prédio Dom Bosco II, reforço da pintura das vagas do estacionamento, manutenção de iluminação e refletores, troca de aparelhos de ar-condicionado, reforma de aparelhos na academia, manutenção do Ginásio Dom Bosco e reforma das clínicas de atendimento do CIASC.

Comissão Própria de Avaliação

A partir da lei federal 10.861/2004, foi instituída no UniSales, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem a finalidade de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales