Metodologia ativa: o aluno como protagonista do aprendizado - Unisales

Metodologia ativa: o aluno como protagonista do aprendizado

Você já assistiu a aula e o professor falando por horas e no final não se lembrava de quase nada? Já realizou um mesmo trabalho acadêmico durante todo o ano? Você já viveu esta situação?

Provavelmente sim. Esses são apenas alguns dos sinais de que a metodologia de ensino precisa ser repensada, a fim de torná-la mais atrativa para os alunos. De que adianta ter ótimas notas, se na hora de colocar o conteúdo em prática você não sabe o que fazer?

O que é Metodologia Ativa?

Uma nova forma de ensinar que torna o aprendizado mais efetivo. Os alunos interagem, trocam conhecimentos e experiências com intervenções pontuais do professor. A fim de estimular o envolvimento no processo de aprendizagem, os acadêmicos são desafiados a buscar soluções de desafios reais da profissão com base nos conhecimentos adquiridos.

A metodologia ativa enfatiza a importância da experiência para o aprendizado, de modo que a vivência traga a eficiência do que chamamos de aprender na prática. Desde o primeiro dia de aula, todo o aprendizado é consolidado nos laboratórios, nas atividades com a comunidade e nas soluções de problemas. Quando o aluno chega no mercado de trabalho, ele já tem uma boa experiência do dia a dia como profissional.

Como as metodologias ativas podem ajudar os alunos

Agora que você já sabe como é a metodologia, vamos conhecer os seus principais benefícios.

• Desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais

Estudos indicam que este tipo de metodologia ajuda os estudantes a desenvolver competências técnicas (como o pensamento crítico) e habilidades comportamentais (como adaptabilidade). Habilidade e competências essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.

• Retenção de conteúdo

Você já teve a sensação de que “aprendeu melhor” quando gostava de um determinado assunto? Quanto mais envolvido você estiver com algo, maior a chance de você aprender.

• Autonomia

O ensino é baseado na elaboração de projetos, soluções de problemas reais e colaboração entre os alunos. Ao aprender fazendo, você tem a chance de conquistar autonomia e desenvolver sua visão empreendedora.

Metodologias ativas de aprendizagem: repensando os modelos educacionais tradicionais.

O Centro Universitário Salesiano – UniSales acredita no potencial da metodologia ativa para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. Pensando nisso, a matriz curricular é organizada em competências, que aliam teoria e prática desde os primeiros momentos do curso.

A estrutura física e as salas de aula interativas, em que as salas deixam de ter carteiras enfileiradas e passam a ter mesas para grupos de até oito pessoas, favorecem a aprendizagem colaborativa e integração entre os estudantes, professores e monitores.

Queremos que você construa seu aprendizado e torne sua experiência universitária a melhor possível.