Fui mal no Enem. E agora? - Unisales

Fui mal no Enem. E agora?

Finalmente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio saiu. Mas, ao acessar a página do participante e ver o resultado, você logo pensou “fui mal no Enem…”. E agora, o que fazer?

É verdade que o resultado da prova é importante e que contribui para o ingresso no ensino superior. No entanto, não é por isso que o seu sonho de entrar na faculdade está arruinado.

Existem outras possibilidades para entrar em uma graduação e você vai descobri-las neste artigo. Continue a leitura e confira!

Você pode fazer um vestibular

Não adianta ficar aí se lamentando por ter ido mal no Enem. Agora é erguer a cabeça e seguir em frente!

Até porque, há alguns anos, o Enem era pouco utilizado como processo seletivo para entrar em uma universidade. O convencional era que os candidatos fizessem vários vestibulares em um único ano, tentando garantir a entrada no ensino superior.

E essa dinâmica ainda é possível de ser feita, agora com duas possibilidades: o vestibular tradicional e o agendado.

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional acontece, normalmente, duas vezes ao ano. Ele costuma ser chamado de vestibular de verão ou vestibular de inverno, dependendo da época em que ocorre.

Nele, todos os candidatos são convocados a realizar a prova no mesmo dia e horário. Por isso, o vestibular tradicional sempre reúne mais pessoas e costuma ser mais concorrido.

Vestibular agendado

O vestibular agendado, por sua vez, acontece várias vezes ao ano. A instituição de ensino disponibiliza várias datas e horários diferenciados para que os candidatos escolham o melhor momento para realizar a prova.

Diante disso, são menos candidatos por vez, o que pode contribuir para a sua aprovação.

Você pode fazer uso de descontos

Por mais que sua nota do Enem não tenha sido das melhores, inscreva-se em cursos que sejam do seu interesse e aguarde os resultados.

Para começar um curso no Centro Universitário Católica de Vitória, você deve ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação do Enem.

Independentemente da pontuação atingida, você pode ganhar descontos ao efetivar sua matrícula. Veja:

• 450 a 499 pontos: 10% de desconto
  • 500 a 549: 15% de desconto
  • 550 a 599: 20% de desconto
  • 600 a 649: 30% de desconto
  • 650 a 699: 40% de desconto
  • 700 a 749:50% de desconto
  • 750 a 799: 70% de desconto
  • acima de 800: 100% de desconto

Ou seja, por menor que tenha sido sua nota na dissertação, você ainda pode utilizar a nota do Enem como processo seletivo e ingressar na faculdade!

Você pode buscar bolsas de estudos

Em algumas instituições de ensino, como o Centro Universitário Católica de Vitória, você pode obter descontos de até 100% nas mensalidades buscando programas como o Nossa Bolsa, ProUni e CredIES.

Para pleitear uma vaga pelo programa, você precisa ter realizado a última edição do Enem e cumprir com outros pré-requisitos que você confere diretamente na página do Nossa Bolsa.

Viu como ir mal no Enem não significa que você vai ficar de fora da graduação neste ano? Então escolha a sua alternativa e torne-se um estudante universitário de sucesso. Venha para o Centro Universitário Católica de Vitória!