Pensou em fazer faculdade de Enfermagem? Não perca este post! - Unisales

Pensou em fazer faculdade de Enfermagem? Não perca este post!

Há quem diga que a faculdade de Enfermagem está cheia de gente que não passou em Medicina. Entretanto, isso é um mito. A atuação do profissional de enfermagem é tão importante quanto a atividade dos médicos, afinal, sem enfermeiros, os médicos não poderiam se dedicar à sua especialidade.

Dito isso, se você pensou em fazer faculdade de Enfermagem mas não sabe exatamente o que se estuda nessa graduação e quais serão as oportunidades de mercado após a sua formação, chegou ao conteúdo certo.

Vamos te contar tudo o que você precisa saber para decidir a sua carreira daqui em diante. Boa leitura!

O que é Enfermagem?

Enfermagem é o campo de atuação que se ocupa de implementar tratamentos e cuidados específicos aos seres humanos que estão com a saúde fragilizada, seja por uma doença, acidente ou outro motivo.

No Brasil, a Enfermagem pode ser exercida por auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem ou enfermeiros. Todos passam por uma formação específica para atuar no segmento, sendo que os enfermeiros são aqueles que passaram por uma graduação em Enfermagem.

O que se estuda na faculdade de Enfermagem?

Na faculdade de Enfermagem, o estudante aprende sobre anatomia humana, citologia, histologia e embriologia, com o objetivo de compreender o funcionamento do corpo humano e suas reações aos variados tratamentos.

Para oferecer um atendimento especializado, o estudante de enfermagem também recebe conhecimentos sobre atenção e cuidados a grupos específicos de pacientes, como bebês, crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Como o enfermeiro formado pode atuar em diversas instituições de saúde, é imprescindível que os alunos tenham uma formação ampla, que os prepare para lidar com pacientes psiquiátricos, traumatizados por acidentes e afins e também com transtornos mentais. Portanto, algumas disciplinas da faculdade de Enfermagem abordam esses assuntos de forma bastante aprofundada.

O ambiente em que o enfermeiro atua pode oferecer riscos à saúde do paciente, como infecções hospitalares, por exemplo. É por essa razão que o aluno de enfermagem tem disciplinas específicas que versam sobre os riscos aos pacientes e os métodos para promover a segurança dos mesmos.

Além disso, o estudante de enfermagem também aprende sobre políticas públicas de saúde, saúde coletiva e controle de infecções, entre outros assuntos. O intuito é formar um profissional apto a atuar nas mais diferentes instituições que podem empregá-lo.

Quanto tempo dura a faculdade de enfermagem?

O curso de Enfermagem tem duração de 4844 horas, distribuídas em quatro ou cinco anos de formação. Esse prazo depende da aprovação em todas as disciplinas da matriz curricular e da realização de todos os estágios obrigatórios do curso.

Além disso, o aluno deve desenvolver e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual tem que ser aprovado para obter o diploma da graduação.

Por que fazer Enfermagem, afinal?

A faculdade de Enfermagem é ideal para quem se identifica com a missão de cuidar de outras pessoas, integrando equipes multidisciplinares de saúde.

O papel do enfermeiro é determinante para que os pacientes sejam atendidos de forma integral, recebendo todos os cuidados necessários para o restabelecimento da sua saúde.

Se você se imagina fazendo a diferença na vida das pessoas e atuando em uma área que possui variadas possibilidades de atuação dentro do segmento de saúde, a graduação em Enfermagem é para você!

Faça sua inscrição no vestibular e dê início a essa nova etapa da sua vida!