Faculdade de ciências contábeis: Humanas ou Exatas? - Unisales

Faculdade de ciências contábeis: Humanas ou Exatas?

Na hora de escolher sua graduação, uma das coisas que você deve considerar é o de campo de estudo que você gosta, não é mesmo? Por isso, ao pesquisar sobre a faculdade de Ciências Contábeis, muita gente fica na dúvida se é um curso de Humanas ou de Exatas. Afinal, existem disciplinas das duas áreas na sua matriz curricular.

Esta é a sua dúvida também? Continue a leitura e descubra essa e outras respostas sobre a graduação em Ciências Contábeis!

O que é Ciências Contábeis?

Ciências Contábeis tem como principal objetivo cuidar do patrimônio, seja de empresas, instituições públicas ou pessoas físicas. Ou seja, o profissional fica responsável por acompanhar e registrar as movimentações desse patrimônio, incluindo aquisições, entrada e saída de dinheiro e impostos.

Diante disso, Ciências Contábeis é Humanas ou Exatas? Embora seja uma profissão relacionada aos números, ela não se encontra dentro das Ciências Exatas. Tampouco pode ser considerada da área de Humanas. A Faculdade de Ciências Contábeis faz parte das Ciências Sociais Aplicadas.

Isso porque a área leva em consideração o contexto social em que está envolvido, pessoas, interpretações e sobretudo as diversas leis que impactam o trabalho de quem escolhe a faculdade de Ciências Contábeis

Mercado de trabalho de Ciências Contábeis

A área de atuação para quem se forma na faculdade de Ciências Contábeis é ampla, com possibilidades em tesourarias, finanças corporativas, departamentos administrativos e financeiros, planejamento, controladoria e muito mais, tanto em empresas privadas quanto no setor público.

De acordo com o Guia Salarial Robert Half, um dos mais relevantes do mercado, houve uma retomada no campo contábil e financeiro e as empresas estão valorizando esses profissionais. Destaque para aqueles que buscam a redução de custos, mas também apresentam boas soluções para que a empresa cresça e tenha maior faturamento.

E se você quer saber quanto ganha uma pessoa formada em Ciências Contábeis, saiba que o salário inicial pode variar entre R$ 2.600 a R$ 5.000 para cargos juniores. Já os cargos de gerência podem ter remuneração de R$ 10.000 a R$ 30.000.

Perfil de quem faz faculdade de Ciências Contábeis

Será que você tem o perfil para trabalhar com Ciências Contábeis? Embora você aprenda os conceitos e práticas durante a faculdade, há algumas características que podem te dar vantagem como profissional.

Conheça algumas características do contador:

• Afinidade com números: mesmo que não seja um curso de Exatas, Ciências Contábeis exige que o aluno e o profissional atuem diariamente com números e cálculos. Por isso, ter essa afinidade facilita o aprendizado, a formação e a atuação.
  • Organização: os dados financeiros devem estar sempre organizados, fáceis de serem encontrados e acompanhados com precisão. A organização facilita muito tudo isso.
  • Interesse por novas tecnologias: o mercado está sempre em evolução e novos softwares são criados o tempo todo. O interesse por novas tecnologias permite que você esteja sempre atualizado com as melhores ferramentas.
  • Responsabilidade: trabalhar nesse ramo envolve muitos dados sigilosos e é necessário seguir uma legislação específica, por isso é fundamental contar com profissionais de confiança, éticos e com responsabilidade.

A faculdade de Ciências Contábeis é a ideal para você? Então conheça o processo seletivo do UniSales e dê início ao seu curso!