Por que você escolheria fazer arquitetura?

Você sempre achou que para ser um bom arquiteto precisaria ter muita habilidade com desenho? Se você sonhava em fazer o curso, mas desistiu por esse motivo, essa é a hora de repensar. Para ser um bom arquiteto são necessárias duas qualidades: gostar de gente e gostar de construção. O desenho é a parte técnica que será aprendida e aperfeiçoada ao longo do tempo.

Por que gostar de pessoas? Porque o arquiteto precisa ter muita sensibilidade para compreender os desejos dos clientes, o que eles esperam de cada projeto. E gostar de construção porque ele possivelmente será o profissional responsável pelo projeto, execução e conservação de obras.

É bom que o arquiteto desenvolva também um olhar para a parte artística, capacidade de visualização da forma, cor, textura e luz, técnicas que serão apuradas no decorrer do curso.

Esse profissional tem um grande encargo social por ser o responsável por obras de planejamento urbano que vão impactar os cidadãos, como praças e outros espaços públicos. Ele atua na restauração de patrimônio cultural das cidades; faz também paisagismos, estruturando jardins e parques. O arquiteto planeja e pode coordenar todo o processo de construção civil, considerando fatores técnicos como: conforto térmico, acústico e de iluminação, concepção estrutural, dentre outros. E realiza ainda projetos de design de interiores, comunicação visual e design de produto. E então, mudou de opinião?