Pós-graduação em Fisioterapia: melhores áreas para atuar

Pós-graduação em Fisioterapia: melhores áreas para atuar

Buscar qualificação profissional é uma constante na vida do fisioterapeuta. À medida que novos estudos e descobertas são publicados, o profissional antenado com as tendências da sua área tem a chance de aplicá-las em seu dia a dia e assim se destacar dos concorrentes menos informados.

Uma das maneiras de estar a par dos conhecimentos mais atuais do segmento é cursar uma pós-graduação em Fisioterapia. Mas, entre tantas opções de especialização, por qual especialidade optar?

Para ajudar você a solucionar essa dúvida, listamos cinco pós-graduações em Fisioterapia que estão em alta. Confira!

 

1. Fisioterapia Aquática

A Fisioterapia Aquática consiste na aplicação de técnicas de Fisioterapia dentro da água. Essa prática tem por objetivo reduzir o impacto nas articulações, melhorar o equilíbrio e reduzir espasmos e contrações musculares.

Também promove relaxamento muscular, ativação da circulação sanguínea e fortalecimento muscular, devido à resistência promovida pela água.

O profissional que se especializa em Fisioterapia Aquática pode atuar de forma autônoma, como consultor, gestor, auditor ou perito. Também está habilitado para atuar em empresas de segmentos diversos, como clínicas, academias, hospitais, clubes esportivos, entre outras.

 

2. Fisioterapia Respiratória

Anteriormente conhecida como Fisioterapia Pneumo Funcional, a Fisioterapia Respiratória é uma área bastante atrativa para profissionais que buscam uma pós-graduação.

Essa especialização tem por objetivo prevenir e tratar doenças do aparelho respiratório, como enfisema, asma, bronquite e insuficiência respiratória, entre outras.

Também pode ser aplicada a atletas e pessoas que desejam melhorar sua saúde respiratória, fornecendo mais oxigênio ao organismo. É possível, ainda, atuar em clínicas e hospitais, atendendo a pacientes que estejam hospitalizados.

 

3. Fisioterapia em Terapia Intensiva

A pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva é destinada àqueles profissionais que desejam atuar no âmbito das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Este profissional é determinante para a recuperação de pacientes em estado crítico, portanto, atua de forma integrada com outros profissionais, como médicos e enfermeiros.

Nesse contexto, cabe ao fisioterapeuta avaliar a saúde do paciente, prescrever e realizar tratamentos que contribuam para a recuperação deste, sempre em consonância com as diretrizes médicas estabelecidas para cada caso.

 

4. Fisioterapia do Trabalho

Lesões por esforço repetitivo (LER), desvios de coluna e outros problemas de saúde decorrentes de má postura e falta de móveis ergonômicos levam centenas de trabalhadores ao afastamento de suas atividades profissionais.

Cientes disso e da necessidade de manter a saúde e o bem-estar dos colaboradores, muitas empresas investem na contratação de fisioterapeutas do trabalho.

Esses profissionais têm por missão atuar na prevenção e tratamento de lesões decorrentes do ambiente de trabalho, visando manter a saúde dos trabalhadores em dia. Portanto, essa também é uma excelente área para quem deseja cursar uma pós-graduação em Fisioterapia.

 

5. Fisioterapia Musculoesquelética e Desportiva

Nossa quinta e última dica de pós-graduação na área de Fisioterapia é a Fisioterapia Musculoesquelética e Desportiva.

Essa especialização prepara o profissional para atuar junto a atletas profissionais e amadores, aplicando técnicas de prevenção e tratamento de lesões decorrentes da realização de atividades físicas.

O profissional especializado em Fisioterapia Musculoesquelética e Desportiva tem ampla aceitação em clubes desportivos, academias e clínicas especializadas, podendo atuar em conjunto com personal trainers e ortopedistas.

Gostou dessas dicas? Acesse agora a página da pós-graduação do UniSales e conheça todos os cursos!

Logo Unisales