Vestibular agendado ou tradicional? Quando escolher cada um? - Unisales

Vestibular agendado ou tradicional? Quando escolher cada um?

Você estudou durante um bom tempo, está super preparado e quer entrar em uma faculdade. Mas aí você dá uma olhada nos processos seletivos e fica na dúvida: fazer vestibular agendado ou tradicional?

Ambas opções são viáveis e podem ser a escolha ideal para você ingressar no Ensino Superior. Basta identificar qual combina mais com você!

Para te ajudar nessa escolha, vamos explicar neste artigo sobre cada uma dessas alternativas para que você possa eleger entre vestibular agendado ou tradicional. Confira!

Vestibular tradicional

Para entender a diferença entre vestibular agendado ou tradicional é importante que você compreenda como funciona cada uma dessas opções.

Por muito tempo, a única forma de entrar em uma universidade era fazer um vestibular. Hoje em dia, o processo é chamado de vestibular tradicional, já que existem outras possibilidades, como o vestibular agendado

A instituição lança um edital com as informações sobre o conteúdo que será exigido na prova e marca uma data para o exame.

Todos os candidatos que se inscreveram nesta modalidade devem comparecer no mesmo dia e no mesmo horário para executar a avaliação.

No UniSales, a seleção ocorre semestralmente. A prova é composta por 30 questões objetivas, com cinco alternativas cada. Além disso, é necessário fazer uma redação com tema que só será apresentado no momento do exame.

Vestibular agendado

Essa modalidade de processo seletivo surgiu há alguns anos como opção e vem ganhando muitos adeptos. Isso porque traz comodidade e flexibilidade aos candidatos.

No vestibular agendado, é possível escolher a data e o horário em que você prefere fazer o exame, diferente do tradicional, no qual só há uma data disponível.

No UniSales, o candidato entra em contato com a Central de Atendimento e agenda a prova. É possível fazer o processo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou aos sábados, das 8h às 10h.

Dessa forma, você pode marcar para quando for mais conveniente, levando em consideração os compromissos já firmados.

Importante ressaltar que a prova realizada também tem 30 questões a serem respondidas e você deve produzir uma redação, assim como no vestibular tradicional. O conhecimento exigido para a avaliação também é o mesmo.

Vestibular agendado ou tradicional: qual opção escolher?

Como visto, a diferença entre vestibular tradicional e agendado é simplesmente a data em que você vai realizar a prova.

Você deve estar preparado da mesma maneira para responder questões de conhecimentos gerais, português, raciocínio lógico e redação.

Qual opção é melhor, vai depender de cada candidato. Se você já trabalha, tem alguma viagem ou compromisso marcado, o vestibular agendado te oferece mais flexibilidade na data. Dessa forma, mesmo com a agenda cheia, você é capaz de encontrar uma brecha para fazer a prova.

Caso você prefira a atmosfera onde todos os concorrentes estão fazendo o exame em um mesmo ambiente, o vestibular tradicional combina mais com você.

Essa modalidade também é aplicada antes do vestibular agendado, então também é boa para quem quer fazer logo a avaliação.

E aí, qual você prefere: vestibular agendado ou tradicional? Faça sua escolha e inscreva-se no processo seletivo do UniSales!