3 séries da Netflix para você que curte Biomedicina

3 séries da Netflix para você que curte Biomedicina

Oscar Wilde se perguntava se era realmente a arte que imitava a vida ou se a vida era quem imitava a arte. Já Platão considerava a arte como um desejo incontrolável em busca de mais conhecimento, um caminho que também contribuía para a inspiração.

Então, por que não aproveitar a sétima arte para ampliar sua visão sobre sua carreira? Sim, se você curte Biomedicina, pode encontrar muito conteúdo audiovisual mais do que interessante.

Vamos dar uma olhada então no que a Netflix tem para lhe oferecer? Confira nossa seleção de séries!

#01 Pandemia

A Netflix não poderia ter acertado mais em cheio do que com um dos seus lançamentos deste ano: Pandemia. Nesta série documentário, descreve-se a rotina de verdadeiros heróis da saúde. 

São pesquisadores, médicos e biomédicos que trabalham na linha de frente no combate da gripe aviária, SARS (Severe Acute Respiratory Syndrom) e Ebola. Você vai ver de perto a rotina destes verdadeiros lutadores, suas conquistas, descobertas e frustrações. 

#02 Seleção Artificial

Quer entrar no mundo dos biohackers e de técnicas CRISPR de manipulação genética, capazes de modificar o DNA de organismos, seja por remoção ou substituição de regiões do mesmo? Se a resposta é sim, você vai adorar Seleção Artificial.

Nesta minissérie, indivíduos normais se questionam se não podem, eles mesmos, usar tecnologias que sequer compreendem muito bem, em modificações biológicas, criando autênticas terapias genéticas do tipo faça-você-mesmo. 

A ética e a liberdade estão em jogo nesta série, que encontra eco inclusive no mundo real, onde podemos encontrar comunidades no Vale do Silício que promovem debates para compartilhar conhecimentos. 

#03 Explicando

Talvez o mais interessante dessa série-documental da Netflix resida na qualidade das perguntas, das questões que propõe. E as repostas para todas as questões surgem não só da ciência, como também da opinião pública e até mesmo de nossas rotinas.

Para dar um exemplo, quando se fala da monogamia, as considerações são feitas de forma multidisciplinar, combinando conhecimentos da sociologia e da biologia, além de considerar a opinião dos casais para entender a infidelidade. 

Sobre o formato, o mesmo se distancia um pouco do clássico documentário científico, as considerações são claras e diretas, sem perder o foco nos fundamentos científicos. 

Quer dar uma olhada para ver se te interessa? Talvez um dos capítulos mais afins à Biomedicina seja um onde o funcionamento da mente é o assunto principal. Da memória aos sonhos, tudo é visto com imagens impressionantes e esclarecedoras. 

O que essas séries têm a ensinar?

Por que é importante incluir produções audiovisuais externas aos conteúdos da faculdade no seu processo de aprendizado? Para expandir as associações possíveis que podemos realizar.

Imagine que se todo conteúdo fosse somente acadêmico, impermeável ao mundo exterior, ficaríamos limitados a um universo finito. E aprender é mais do que estudar só por livros científicos. 

O conhecimento é uma combinação de experiências, reais e fictícias (até que se tornem realidade). Somos feitos de abstrações, de acúmulos de informação, de discernimento sobre o que nos interessa e o que não. 

Seja na Biomedicina ou em qualquer outra ciência, o mais importante é a curiosidade e interesse.

Curtiu essas dicas? Então corre lá assistir e depois conta pra gente o que você achou!

Logo Unisales