Mulher: a força da sua essência - Unisales

Mulher: a força da sua essência

Ao longo do mês de março, a Presença Salesiana de Vitória irá desenvolver diversas atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher com a comunidade acadêmica. Para a reflexão deste mês, escolhemos discutir sobre o tema “Mulher: a força da sua essência”, a fim de resgatar as personagens salesianas que foram essencias na trajetória dos Salesianos como Margarida Ochienna, a mãe de São João Bosco, que também foi uma mulher forte, destemida e corajosa, que aliava os afazeres domésticos à oração, fundamentos sólidos da perfeição cristã. Além de ressaltar a história da luta por direitos femininos e pela garantia de respeito às suas escolhas.

Você conhece a história de  Margarida Occhiena, Madre Mazzarello e Laura Vicuña? A essência da Família Salesiana é baseada na força, sabedoria e no carisma dessas três mulheres. Junto com Dom Bosco, elas se dedicaram na construção do Sistema Preventivo e na expansão do carisma salesiano. Conheça aqui a história dessas mulheres inspirados!

Confira a programação:

• 5 de março – Abertura

Palestra “Desconstrução das violências contra às mulheres: o papel da educação no processo”, com Juliane Araújo Barroso

Local: às 14h, transmissão ao vivo pelo YouTube do UniSales Oficial.

•  Ação de Graças pelo mês da Mulher

Local: às 18h30, na Capela da unidade Jardim Camburi, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Colégio Salesiano Vitória.

•  26 de março

Palestra “Reflexão e meditação – Mulher, a força de sua essência”, com Dora Laidens

Local: às 14h

• 30 de março

Palestra “Autocuidado para o equilíbrio emocional”, com Margareth Reis Marchesi.

Local: às 14h

31 de março

Palestra Aromaterapia: os benefícios dos óleos essenciais na saúde”, com Cléa Dunke.

Local: às 14h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do UniSales.

A importância do 8 de Março

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que simboliza a luta feminina por igualdade de direitos no trabalho, na política, na educação e em outros diversos setores da sociedade. E você, sabe por que esta data foi escolhida para celebrar a causa?

Nesta data são celebradas as conquistas de todas as mulheres ao longo da história e para o reconhecimento de seu valor na sociedade. Atualmente, sabemos que as mulheres vêm conquistando um espaço cada vez maior, especialmente no mercado de trabalho. Entretanto, isso nem sempre foi assim. Na segunda metade do século XIX, com a rápida industrialização causada pela Revolução Industrial, muitos trabalhadores sofriam com as péssimas condições de trabalho. As mulheres eram as mais prejudicadas, pois recebiam menos de um terço do salário dos homens e eram obrigadas a cumprir uma jornada de 14 horas diárias. Isso, sem contar o tratamento hostil que recebiam em seus ambientes de trabalho.