Projeto 'Nós Unidas' promove discussão sobre feminicídio - Unisales

Projeto ‘Nós Unidas’ promove discussão sobre feminicídio

Segundo a Agência Brasil, os assassinatos de mulheres tiveram um aumento de 929, no ano de 2016, para 1.350, em 2020. Ainda, 15 % dos homicídios de mulheres, praticados por seus parceiros, não foram registrados como feminicídio. A violência contra a mulher é um tema de relevante cunho social, por seus números crescentes, e também pela máxima “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”.

Por isso, os alunos dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social estão desenvolvendo o projeto de extensão “Nós Unidas”, orientado pela professora Thaíse Valentim Madeira, que possibilita um olhar interdisciplinar para discutir, orientar e prevenir a violência contra a mulher.

O objetivo é propor eventos e um amplo debate para esclarecer questões como a construção da questão social e suas múltiplas expressões do tema, leis que protegem as mulheres em casos de violência, aspectos da saúde mental de mulheres que vivenciam tais situações, entre outros. A partir disso, espera-se que todas as meninas e mulheres, estudantes e educadoras das Obras Salesianas de Vitória assistidas pelo projeto sejam amparadas e tenha um espaço de conversa seguro para esclarecerem suas dúvidas.

No próximo dia 8 de abril, será realizado o primeiro encontro do projeto com uma Roda de Conversa, na sala 040, Prédio Dom Bosco III. Além disso, foi divulgado um formulário on-line para o preenchimento de informações a fim de levantar os temas a serem abordados em futuros encontros. Preencha aqui o formulário.

Participe!

Intervenção no campus

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, para marcar a comemoração, foi realizada uma intervenção para divulgação de informações relevantes acerca do tema, nos intervalos das aulas dos turnos matutino e noturno. Também foi lançada a página do projeto no Instagram @nos.unidas.