Última publicação
20 mar 2018
Quantidade
de Publicações
11
Apresentação
O Centro Universitário Salesiano - UniSales, ao longo da sua história, vem desenvolvendo uma série de atividades extensionistas com o propósito de interligar a IES em suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da sociedade. Os Projetos de Extensão realizados em nossa IES (Projetos Integradores de Extensão, Projetos de Extensão com a Comunidade, Projeto Reescrevendo a Liberdade, entre outros) concretizam o compromisso do UniSales com a população de nosso entorno bem como possibilitam aos nossos acadêmicos o estudo dos diversos e relevantes problemas que acometem a nossa sociedade, tais como aqueles gerados pela desigualdade social e econômica. Além disso, os projetos de extensão possibilitam um importante papel acadêmico na formação cidadã, profissional, crítica e responsável. As atividades de extensão desenvolvidas pela IES, além de respeitar o carisma Salesiano, desenvolvem-se com o propósito de contribuir com a formação qualificada dos jovens para o acesso ao mercado de trabalho e para o seu responsável empenho social, de tal modo que esse empenho ultrapasse as exigências e as necessidades do mercado, produzindo mudanças e desenvolvimento na mesma sociedade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada dos aspectos sociais, baseada nos princípios e diretrizes da Política e do Plano Nacional de Extensão e, também, nas orientações deste documento que, dentre outras ações, visa:- incentivar e apoiar, preferencialmente, projetos e cursos de extensão dentro da linha de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente;
- priorizar projetos que atendam a comunidade de baixa renda do entorno da Instituição;
- orientar para a busca de inserção da pesquisa dentro dos projetos de extensão, sempre que possível;
- sugerir e priorizar a construção de projetos que possuam caráter interdisciplinar;
- conceder, sempre que possível, bolsas de extensão para alunos envolvidos nos projetos institucionais;
- incentivar a implementação de eventos e atividades educativas, formativas, culturais, recreativas, de informação, fomentadoras de inserção social e da promoção humana, vinculadas ou não a projetos de extensão, ensino ou pesquisa, que contribuam para a socialização de práticas e conhecimentos acadêmicos com a comunidade, influenciem e promovam mudanças sociais;
- implementar e ampliar convênios e parcerias com organizações governamentais e não governamentais para a realização de trabalhos práticos profissionalizantes, tanto em atividades de vivências quanto de estágios obrigatórios e projetos de extensão;
- oferecer, em parceria com outras instituições salesianas, cursos a distância de capacitação de docentes e técnicos em pedagogia salesiana, em planejamento estratégico e em avaliação e gestão organizacional.
Corpo editorial
Coordenadora Editorial
Me. Alessandra Rodrigues Garcia dos Santos, Centro Universitário Salesiano
Corpo Editorial
Dr. Alexandre Cardoso Aranzedo, Centro Universitário Salesiano
Dra. Carmen Luiza da Silva, Centro Universitário Salesiano
Me. Julyana Goldner, Centro Universitário Salesiano
Dr. Vicente de Paulo Colodeti, Centro Universitário Salesiano
Me. Virginia Pertence Couto, Centro Universitário Salesiano
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos à publicação, após análise inicial do Corpo Editorial quanto à adequação às regras da Revista, serão analisados por pareceristas ad hoc, os(as) quais arbitrarão sobre a pertinência, ou não, de sua aceitação e poderão sugerir reformulações ou adaptações às normas editoriais.
Durante a análise, serão verificados rigor e precisão quanto à produção acadêmica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com os(as) autores(as). Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto após sua avaliação e aceitação final.
A avaliação do mérito acadêmico será feita considerando os seguintes critérios:
1. pertinência do trabalho em relação à linha editorial da Revista;
2. qualidade linguística, considerando nitidez e correção na comunicação;
3. fundamentação teórica, originalidade e relevância da contribuição para a produção do conhecimento;
4. obediência à estrutura e às normas para apresentação de trabalho em nossa Revista;
A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será do Corpo Editorial com base no plano editorial da Revista. Os trabalhos submetidos à publicação, quando não aceitos, ficarão à disposição dos(as) autores(as).
As análises apresentadas nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as), não refletindo necessariamente a posição do Corpo Editorial.
O Corpo Editorial assegura para os(as) autores(as) e, também, para os(as) avaliadores(as) o anonimato no processo de avaliação, viabilizando o sigilo quanto à participação.
Endereço de contato
Os trabalhos devem ser remetidos para:
Católica de Vitória - Centro Universitário
Avenida Vitória, nº. 950 – Forte São João Vitória/ES – CEP.: 29017-950
Telefone: (27) 3331-8500
Site: https://unisales.br
Normas para publicação
Os trabalhos submetidos à revista devem enquadrar-se na linha editorial da revista, e observar as normas e orientações indicadas abaixo. Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo Conselho Editorial, mas sua publicação não expressará necessariamente o posicionamento do Conselho nem das instituições mantenedoras.
A responsabilidade pelos trabalhos é exclusiva dos autores e coautor. Os direitos autorais dos trabalhos aprovados são automaticamente transferidos à revista como condição para sua publicação.
1. A Revista publica resumo e aceita trabalhos para a publicação nas seguintes categorias: Artigos Completos, Artigos de Revisão, Relato ou Estudo de Caso.
2. Os originais devem ser enviados ao Editor da revista em arquivo eletrônico com a identificação de autor (es) e coautor, endereço eletrônico para comunicação e título do trabalho.
3. Os trabalhos devem ser digitados em espaço um e meio, com margens de 3cm na margem superior e esquerda e 2cm na margem inferior e direito, apresentados em papel tamanho A4, e com páginas numeradas. Os trabalhos não devem ultrapassar 20 páginas (cerca de 5.000 palavras).
4. O texto deve ser editado no formato world, ter alinhamento justificado e os parágrafos devem ter recuo na primeira linha com espaçamento de 6pt. As fontes utilizadas devem ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12 para quase todo o trabalho, inclusive capa, entrelinhas 1,5.
5. Para a escrita do trabalho deverão ser seguidas as normas estabelecidas pelo Guia de Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos e de Pesquisa da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.