Acadêmicos no 2º período atendem pacientes no Ciasc

Aprender na prática propicia um aprendizado mais completo e eficaz. Na última quinta-feira (12), os alunos do 2º período de Nutrição tiveram o primeiro contato com pacientes reais no Centro Integrado de Atenção à Saúde da Comunidade- Ciasc. A atividade foi direcionada para pacientes obesos ou com sobrepeso em que os acadêmicos realizaram um estudo de caso, aprenderam sobre a anamnese clínica, a realizar a avaliação antropométrica, a identificar sinais e sintomas do paciente e, a partir disso, desenvolver um plano alimentar.

A acadêmica Gabrielly Fonseca R Santana, mal conseguiu dormir na véspera de tanta ansiedade pelo primeiro contato com o paciente real. “Fiquei muito ansiosa para o meu primeiro contato com paciente, pois é muita responsabilidade. Essa metodologia nos faz praticar desde o comecinho do curso, não ficamos apenas na teoria. Quando chegar o final, já iremos saber fazer praticamente tudo, pois esse contato com o professor nas aulas práticas já tiramos as dúvidas e somos corrigidos. Aprendemos fazendo mesmo!”

Para a professora Mayara Freitas, responsável pela disciplina Clínica do Adulto, a atividade prática possibilitou ao aluno desenvolve ruma série de habilidades. “Para chegar neste primeiro contato com os pacientes, os alunos desenvolveram diversas habilidades. Além da competência de habilidades sociais e de comunicação, e a partir disso, trabalhamos a questão da Nutrição Comportamental, a fim de motivar o paciente, e não ter o olhar crítico e julgador e, sim, de acolher e incentivar esse paciente a aderir a dieta”.