• Home
  • Notícias
  • Acadêmicos no 2º período atendem pacientes no Ciasc

Acadêmicos no 2º período atendem pacientes no Ciasc

Acadêmicos no 2º período atendem pacientes no Ciasc

Aprender na prática propicia um aprendizado mais completo e eficaz. Na última quinta-feira (12), os alunos do 2º período de Nutrição tiveram o primeiro contato com pacientes reais no Centro Integrado de Atenção à Saúde da Comunidade- Ciasc. A atividade foi direcionada para pacientes obesos ou com sobrepeso em que os acadêmicos realizaram um estudo de caso, aprenderam sobre a anamnese clínica, a realizar a avaliação antropométrica, a identificar sinais e sintomas do paciente e, a partir disso, desenvolver um plano alimentar.

A acadêmica Gabrielly Fonseca R Santana, mal conseguiu dormir na véspera de tanta ansiedade pelo primeiro contato com o paciente real. “Fiquei muito ansiosa para o meu primeiro contato com paciente, pois é muita responsabilidade. Essa metodologia nos faz praticar desde o comecinho do curso, não ficamos apenas na teoria. Quando chegar o final, já iremos saber fazer praticamente tudo, pois esse contato com o professor nas aulas práticas já tiramos as dúvidas e somos corrigidos. Aprendemos fazendo mesmo!”

Para a professora Mayara Freitas, responsável pela disciplina Clínica do Adulto, a atividade prática possibilitou ao aluno desenvolve ruma série de habilidades. “Para chegar neste primeiro contato com os pacientes, os alunos desenvolveram diversas habilidades. Além da competência de habilidades sociais e de comunicação, e a partir disso, trabalhamos a questão da Nutrição Comportamental, a fim de motivar o paciente, e não ter o olhar crítico e julgador e, sim, de acolher e incentivar esse paciente a aderir a dieta”.

Logo Unisales