Aluno lança e-book para crianças com Necessidades Alimentares Especiais - Unisales

Aluno lança e-book para crianças com Necessidades Alimentares Especiais

Promover uma alimentação adequada para as crianças em tempos de pandemia. O acadêmico de Nutrição, Dheimis  Rafalsky, em seu Trabalho de Conclusão de Curso desenvolveu o e-book ‘Receitas para escolares com necessidades alimentares especiais: um olhar além do alimento’ para auxiliar nutricionistas e famílias com sugestões de preparos para atender crianças com Necessidades Alimentares Especiais, tais como: intolerância a lactose, celíacas ou alérgicas.

O objetivo do projeto foi desenvolver um material de estratégia de educação alimentar e nutricional que atendessem as crianças assistidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), diante da situação pandêmica atual, no qual foi implementado o ensino remoto. As preparações selecionadas neste material valorizam alimentos da agricultura familiar e de pequenos produtores, especialmente do estado do Espírito Santo e, também, das 5 regiões do país para atender todo o território nacional.

Segundo Dheimis, as preparações selecionadas no e-book garantem a segurança alimentar nutricional. “”Esse projeto foi desenvolvido buscando auxiliar tanto o profissional nutricionista, responsável técnico pela alimentação escolar, quanto os responsáveis legais dos alunos com Necessidades Alimentares Especiais, neste período de pandemia, a fim de garantir segurança alimentar e nutricional a esses escolares, ainda que estejam em suas casas. Além disso, selecionamos diversas preparações do livro Melhores Receitas da Alimentação Escolar – 2ª edição, publicado pelo FNDE, com sugestões de receitas que atendam às necessidades de cada aluno atendido pelo programa e, também, que representassem as tradições culinárias de todas as regiões brasileiras””.

Clique aqui e baixe o e-book.