Alunos apresentam seus trabalhos na 1ª Mostra de Projetos - Unisales

Alunos apresentam seus trabalhos na 1ª Mostra de Projetos

Telhado com sensor de chuva, protótipos de aplicativos, guindastes, start up de brinquedos ecológicos, hortas agroecológicas e receitas com aproveitamento integral dos alimentos, esses foram alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo deste período e que foram apresentados na 1ª Mostra de Projetos Integradores.

O evento foi realizado na quarta-feira (18) e reuniu os projetos inovadores dos alunos de diversos cursos, a fim de que a comunidade acadêmica conhecesse a produção científica. Os projetos apresentados abrangeram as áreas sociais, clínicas, produções inovadoras, soluções para problemas, tecnologia e ideias empreendedoras.

Quem passou pelo local teve a oportunidade de conversar com os estudantes e conhecer mais sobre as ideias propostas. A mostra é um importante instrumento para enriquecer reflexões sobre os trabalhos em desenvolvimento, além de possibilitar a troca de ideias entre professores e comunidade.

O Jairo Pereira Junior do 1º período de Tecnologia de Analise e Desenvolvimento de Sistemas- TADS, criou o protótipo do “Academic Calendar”, um aplicativo que gerencia os eventos Institucionais e que possibilita ao aluno confirmar sua participação no Portal Acadêmico. “Quando entrei na Católica eu percebi que tinham muitos eventos, mas eu ficava perdido em saber o que estava acontecendo. A partir desse app o aluno receberia uma notificação e ficaria por dentro de toda a programação. Fiquei muito feliz em saber que os meus colegas da própria sala gostaram do meu projeto”.

Outro projeto interessante foi a start up Brinquedos Sustentáveis desenvolvidos pelos alunos do 6º período de Administração. A partir de papel reciclado foram criadas peças para a montagem de quebra cabeça 2D e 3D. “Essa é uma ideia que vem comigo desde pequeno e fiquei muito contente em ver meu hobbie virar um projeto acadêmico e empreendedor. Meus professores e colegas acharam uma ideia extraordinária por ser uma empresa ambiental, social e econômica. Numa era digital poder inovar com brinquedos que potencializam a lógica, a parte motora e lúdica é pensar uma infância melhor”.

Yasmin Santos, do 2º período de Nutrição, desenvolveu um trabalho de conscientização sobre o uso excessivo de sal com os moradores da comunidade de Araçatiba, em Viana ES. A partir disso, propuseram a utilização de condimentos e especiarias e a solução é o cultivo de temperos naturais em garrafas pet. “Estou muito feliz em ter o contato com os moradores e propor soluções desde os primeiros períodos. Colocamos em prática tudo o que aprendemos e, o melhor, é poder levar qualidade de vida para a comunidade”.