Alunos se destacam com ideias inovadoras no Prêmio IEL - Unisales

Alunos se destacam com ideias inovadoras no Prêmio IEL

Ideias que transformam a sociedade. Dois acadêmicos do UniSales são finalistas no 18º Prêmio IEL de Estágio, na categoria ‘Projetos Inovadores’, com a implementação de ideias inovadoras que geraram bons resultados nas empresas onde realizam estágio. Entre eles estão Edson Almeida da Cruz Neto e Maria Gabriela Gouveia Mendes.

A aluna Maria Gabriela Gouveia Mendes, do 8º período de Engenharia de Produção, é a única mulher na final da disputa e concorre com o prêmio ‘Manutenção Mais Digital’. Estagiária da Central do Aço- Cedisa, observou que no setor de Manutenção Industrial todos os processos eram feitos de forma manual. Por isso, propôs o ‘Qr Code Informativo’, por meio de um código digital anexado ao visor do equipamento, os técnicos têm acesso ao manual do maquinário digital de forma mais rápida, eficiente e prática.

“Antes do Qr Code Informativo, ao manusear um equipamento que apresentava um defeito, o técnico teria que sair da sua estação de trabalho e ir ao setor de Manutenção e procurar o manual físico daquele equipamento para entender o erro. Hoje, a informação está na palma da mão, basta ler o qr code com o tablet”, contou Maria Gabriela.
Outra prática inovadora, foi o aplicativo para solicitação de demandas. O operador abre uma solicitação pelo APP e o técnico ao receber a notificação, escreve todas as informações necessárias. Com isso, é possível acompanhar em tempo real o que está acontecendo na fábrica.

“Essas ideias são reflexos da união dos conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia de Produção com as vivências no campo de estágio. Envolveu mapeamento de processos, ferramentas de qualidade, lidar com pessoas diferentes, afinal inovação é feito a partir de pessoas, e a primeira coisa foi a integração com todos os funcionários para entender o trabalho e propor melhorias, sempre levando em consideração o trabalho de todos que ajudaram a construir a empresa”, relatou ainda.

Outro finalista é o discente Edson Almeida da Cruz Neto, 10º período de Psicologia, estagiário do Departamento de Recursos Humanos da Fortes Engenharia. Em conjunto com os colegas de estágio, Ítalo Gomes de Almeida Mariano e João Martins Siquara, partiram de uma demanda dos colaboradores de haver uma comunicação mais efetiva, propuseram a criação da Rádio Corporativa Fortes, em que transformou a forma com que a empresa se comunicava. Além de ser mais eficaz e colaborativa, a rádio incentiva a interação e diálogo entre os funcionários.