Aluna cria APP sobre o Guia Alimentar Brasileiro - Unisales

Aluna cria APP sobre o Guia Alimentar Brasileiro

Ter todas as informações organizadas num APP de forma simples e rápida, a fim de que a população tivesse acesso ao conteúdo do Guia Alimentar Brasileiro.  Esse foi o objetivo da acadêmica de Nutrição, Rafaela Soares Souza Kobi, que idealizou um aplicativo sobre o Guia que irá auxiliar os usuários quanto a escolhas saudáveis de alimentos.

O projeto se tornou seu Trabalho de Conclusão de Curso- TCC e surgiu com uma pesquisa  em que apontava que os profissionais e estudantes da área da saúde têm dificuldade na classificação dos alimentos e não costumam entender o rótulo nutricional.

Também mostrou que muitos profissionais da saúde que trabalham Atenção Básica à Saúde não têm conhecimento sobre o Guia Alimentar Brasileiro, essa análise foi importante para entender os pontos necessários a serem explorados nas funcionalidades e conteúdos do aplicativo.

O APP foi desenvolvido ao logo de 3 meses em parceria com aluno do curso Sistema de Informação do UniSales, Bruno Kobi, e está disponível para o sistema Android. De acordo com a aluna, “percebemos que existem poucos estudos exploratórios do Guia vigente. A Unesco defende que o uso de tecnologias digitais facilita o aprendizado, por isso a ideia é promover o acesso ao conteúdo. Entendemos que os 10 passos do Guia Alimentar é um importante norte para a população na hora da alimentação e também na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis”.

Segundo a profª Mirian Patricia Castro Pereira Paixão, orientadora do Trabalho, “é importante que os profissionais da saúde tenham conhecimento acerca do Guia Alimentar, pois devem estar preparado para explicá-lo à população. O aplicativo é uma estratégia de orientação a este grupo e demais pessoas que tenham interesse em entender sobre a alimentação saudável dentro da perspectivas do documento vigente preconizado pelo Ministério da Saúde”.