CIM orienta sobre o uso correto de medicamentos - Unisales

CIM orienta sobre o uso correto de medicamentos

A automedicação é um costume dos brasileiros, segundo o Conselho Federal de Farmácia, 77% da população tem o hábito de usar medicamentos sem a devida orientação de um médico ou farmacêutico. Diante disso, no início de julho, o curso de Farmácia do UniSales lançou o Centro de Informações sobre Medicamentos – CIM  um serviço gratuito que orienta a população sobre o uso correto de medicamentos.

Além de tirar dúvidas sobre a forma de uso, conservar ou descartar remédios, sobre possíveis efeitos adversos de uma determinada medicação, também irá contribuir com informações sobre interações medicamentosas, isto é, os riscos de combinar um remédio com outro ou, ainda, de consumir determinados alimentos enquanto estiver fazendo uso de medicação.

O CIM tem o objetivo de orientar a população para o uso racional dos medicamentos, incentivando a busca por profissionais qualificados que possam fornecer informações especializadas. As orientações são realizadas por professores e estudantes de graduação em Farmácia. Assim, os alunos do curso podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sob a supervisão de profissionais experientes.

De acordo com a coordenadora do curso, profª Christiane Curi, é um orgulho ter colocado em prática esse projeto, especialmente durante a pandemia do Covid-19. “É extremamente importante oferecer esse serviço à população capixaba neste momento em que as pessoas devem evitar sair de casa. Com a facilidade de adquirir alguns medicamentos, muitas vezes inclusive recebendo-os na própria casa, as pessoas podem ter dúvidas sobre a forma correta de utilização sem saber a quem recorrer, então nós possibilitaremos o acesso rápido e fácil à informação de qualidade, evitando possíveis interações e até mesmo intoxicações”.

Como entrar em contato com o CIM?

O Centro de Informações sobre Medicamentos esclarece dúvidas de maneira gratuita, de segunda a sexta-feira, por meio de contatos enviados por e-mail ou mensagem de WhatsApp.

E-mail do projeto: cim@souunisales.com.br ou Whatsapp: (27) 99943-2857

O CIM responderá ao seu questionamento em até 72 horas, portanto, se a sua consulta for urgente, não deixe de procurar um médico ou farmacêutico de confiança. Ressaltamos que o projeto não tem o propósito de realizar diagnóstico nem prescrição de medicamentos.