• Home
  • Notícias
  • Desafio une empreendedorismo, botânica e inovação

Desafio une empreendedorismo, botânica e inovação

Desafio une empreendedorismo, botânica e inovação

Inovação, empreendedorismo e botânica. Pensar ideias e soluções, essa é a realidade de quem quer empreender na área da botânica. Os acadêmicos de Ciências Biológicas no Desafio “Produção de Mudas” estão pensando em várias ideias inovadoras de como criar empresas que produzam e vendam mudas de plantas.

Esse projeto interdisciplinar que envolve as disciplinas de Botânica e Empreendedorismo em que os acadêmicos além de entender sobre as mudas, técnicas de plantio e desenvolvimento, e colocar em prática na Casa de Vegetação, eles precisam pensar no plano de Marketing, na logística, nos lucros, na parte financeira, no mercado, entre outros.

Segundo a aluna do 7° período, Isabella Fachetti Dalmasio, “Apesar de exigir mais de tempo e dedicação da turma, tanto nos experimentos que fizemos com as plantas, quanto na montagem de um plano de negócio, tudo isso nos tirou da teoria e nos inseriu na realidade que existe lá fora. Mesmo tendo que planejar uma empresa fictícia, é exatamente assim que funciona na vida real quando decidimos virar empreendedores, inclusive esse tema ainda traz a tona uma realidade ainda pouco conhecida e explorada. Conseguimos abrir a mente para perceber que biólogo também pode empreender e ter seu próprio negócio sem sair da sua área de atuação”.

Para professora de Empreendedorismo, Francesca Nossa, é uma oportunidade de entender os desafios reais desse negócio e identificar oportunidades. “Além de produzir as mudas, os alunos estão estruturando um negócio relacionado a produção e comercialização das plantas. Temos discutido conteúdos como empreendedorismo, plano de marketing, análise de mercado e ferramentas financeiras, itens essenciais para a abertura de uma empresa. O produto final será um plano de negócios com todo o planejamento necessário para viabilizar a operacionalização de cada empresa idealizada”.

;
Logo Unisales